Organizar a gestão de um negócio é fundamental para o sucesso do empreendedorismo na advocacia. Com o avanço da tecnologia e as novas formas de trabalho, não basta ter o título acadêmico e atuar na área do mesmo modo tradicional a que você está habituado a ver.
É preciso inovar para se destacar neste mercado!
O universo digital deu um grande salto e transformou as relações comerciais. Dentro deste cenário, aprender sobre empreendedorismo e marketing jurídico para advogados se tornou fundamental e necessário para se diferenciar dos mais de 1 milhão de profissionais registrados na OAB.
Diante desse dado a pergunta que vêm à mente é: Como se diferenciar num mercado saturado com estratégias realmente eficazes? É exatamente para responder esta questão que esse artigo foi pensado.
Aqui você vai entender como a padronização dos serviços, o controle financeiro, a produtividade e o relacionamento com cliente são importantes dentro deste contexto.
Quer saber como essas estratégias podem te ajudar na organização e gestão do seu negócio? Acompanhe a leitura!
Como os escritórios estão aprendendo na prática o empreendedorismo na advocacia
Analisar o cenário do mercado atual para entender as novas demandas, tecnologias e ferramentas são alguns dos primeiros passos para quem quer empreender na advocacia.
Antes de você aprender na prática como organizar a gestão de seu negócio, confira os benefícios que o empreendedorismo na área jurídica é capaz de gerar:
- Agilidade na execução nos processos e serviços jurídicos;
- Controle financeiro e previsibilidade a curto, médio e longo prazo;
- Aumento na satisfação dos clientes;
- Aumento na produtividade e diminuição do tempo de trabalho;
- Melhora a captação de novos clientes;
- Diferencia do mercado com o uso das novas tecnologias e inovação.
Você sabe quais são os limites da OAB no marketing jurídico para promover e anunciar os seus serviços?
Compreender as possibilidades existentes é fundamental para aplicar no seu negócio de empreendedorismo na advocacia.
Padronização dos serviços e procedimentos
Mesmo quem já atua em um escritório, otimizar as atividades do negócio padronizando os serviços e os procedimentos na hora de executar cada tarefa, garante a qualidade dos seus serviços e evita a perda de prazos, por exemplo.
Inicie com uma análise sobre quem é o profissional responsável para acompanhar os prazos processuais. Existe um padrão de formatação e escrita dos documentos? E um manual para elaboração e protocolos de petições ou envio de pareceres?
Se sim, o atual se mostra eficaz e otimiza os processos ou você ainda opera de maneira tradicional ignorando as tecnologias existentes e as metodologias ágeis?
Dentro deste contexto, é importante ressaltar que padronizar não significa engessar os processos.
Você precisa ser flexível para saber agir rapidamente aos novos eventos ao invés de insistir nas velhas formas de trabalho lentas e burocráticas.
O planejamento estratégico para a saúde financeira do seu negócio
A saúde financeira do seu negócio é quem vai determinar a sobrevivência dele. Por isso é fundamental aprender como fazer a gestão e entender o fluxo de caixa para identificar quando é preciso prospectar novos clientes, além de obter clareza sobre:
- Custo fixo e variável dos serviços oferecidos;
- O custo de manter uma ação judicial;
- O valor mínimo do honorário que pode ser cobrado para não ter prejuízos;
- Identificar com antecedência quando é preciso investir no marketing digital para advogados.
Neste sentido, o primeiro passo na organização para quem quer investir no empreendedorismo na advocacia é encontrar ferramentas e soluções voltadas para a área jurídica.
Além de fortalecer a sua marca pessoal investindo numa identidade visual que esteja de acordo com os seus valores e negócios.
Existem softwares de gestão financeira capazes de alinhar cada caso e processo às informações dos clientes. E empresas especializadas em criar logotipos incríveis para advogados.
Aumento da produtividade no empreendedorismo na advocacia
Dentro deste contexto, existe um conjunto de técnicas para a organização e velocidade dos processos envolvidos muito utilizado por organizações nos mais diferentes segmentos.
Para citar uma delas, com a metodologia ágil Scrum, por exemplo, você pode elaborar um plano de ação alinhado com as demandas existentes do seu negócio. Desta forma, você orienta o trabalho com foco em resultados inteligentes.
A metodologia ágil é uma forma de trabalhar com mais flexibilidade e autonomia diante as mudanças abruptas de um mundo em constante transformação. Este novo estilo de trabalho pode te ajudar a identificar oportunidades.
E também reduzir desperdício de tempo para se tornar uma vantagem competitiva ao agilizar os processos do seu negócio. Vale a pena conferir!
Você já analisou como anda a gestão das suas tarefas diárias? E de que maneira você consegue tirar melhor proveito do tempo?
Trabalhar mais horas não significa que você está sendo produtivo, portanto, organize as suas demandas diárias com foco e planejamento.
A gestão ágil de projetos é uma forma de gerenciar iniciativas na qual uma das principais restrições é o tempo para garantir eficiência na realização de suas tarefas.
Melhoria no Atendimento e relacionamento ao cliente
Uma das dicas para advogados empreendedores é considerar a experiência do cliente como o principal diferencial competitivo do seu negócio. Sabe por quê? Porque buscar um novo cliente pode custar muito mais caro do que manter um antigo.
É preciso investir tempo e atenção para o bom relacionamento e manter os clientes satisfeitos com o atendimento e serviços prestados. Isso aumenta a possibilidade dos clientes retornarem e também de novas indicações ocorrerem por parte deles ou por meio das estratégias de marketing para advocacia.
Entenda mais!
Empreendedorismo na área jurídica com o marketing digital
Ainda dentro do contexto da experiência do cliente, no marketing digital para advogados, uma poderosa arma da persuasão é o gatilho mental da aprovação social. Um relato positivo de um cliente é capaz de condicionar o outro a uma tomada de decisão.
Ao estruturar o empreendedorismo na advocacia com o marketing digital, os depoimentos que validam o seu serviço lhe garantem credibilidade. E mais!
Quando o profissional jurídico demonstra autoridade no compartilhamento de informações e credibilidade nos depoimentos dos clientes, a obtenção dos melhores resultados ocorre de forma natural.
Portanto, antes de iniciar no marketing digital para advogados para expor a sua especialidade como advogado com a produção de conteúdo jurídico e conquistar clientes em potencial.
Estruture a identidade visual do seu negócio e fortaleça a sua marca na web!
Mesmo para quem atua na área jurídica há anos ou recém concluiu a graduação, passou na prova da OAB e abriu um escritório.
A identidade visual do seu negócio feita por uma agência criativa exclusiva para advogados vai te ajudar a dar o pontapé inicial no seu projeto! Tenha a certeza disso!
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