Saiba por que e como utilizar técnicas SEO no seu marketing jurídico.
Ter o negócio bem posicionado nas buscas do Google é o desejo de muitos. Ainda assim, nem todo mundo sabe o que fazer para alcançar esse feito.
Para isso existem as técnicas SEO (Search Engine Optimization/Otimização para os mecanismos de buscas). São estratégias para posicionar bem sua marca e, assim, ser encontrada com facilidade.
Utilizar SEO para escritório de advocacia pode representar um avanço e tanto no seu negócio. Imagine quantas pessoas pesquisam diariamente informações sobre questões jurídicas ou advogados no Google… Muitas delas poderão chegar até você por meio disso.
Basta uma pesquisa rápida de “advogado trabalhista” que você perceberá a quantidade de resultados que o Google dá. Com a maior ferramenta de buscas do mundo, é preciso utilizar SEO para ser encontrado.
Marketing jurídico
Existem normas de ética da Ordem dos Advogados do Brasil que impedem alguns tipos de propaganda. Por isso SEO para escritório de advocacia é tão importante como ferramenta de marketing jurídico: aumenta as chances do seu escritório de advocacia ser encontrado pelos potenciais clientes.
Como não se pode utilizar a publicidade, uma estratégia é aproveitar do marketing de conteúdo. Isso é muito válido, mas é preciso fazer juntamente com técnicas SEO.
Confira abaixo algumas dicas de como aplicar SEO para escritório de advocacia.
Otimize para ser encontrado
Investir em um bom site pode parecer caro à primeira vista. No entanto, é essencial para quem pretende ter seu negócio bem posicionado no Google. Várias das técnicas de SEO são voltadas para esse aspecto.
Algumas delas podem ser utilizadas para otimizar seu site. Para entender, é preciso ter em mente que o Google mantém uma espécie de “pontuação” e ranqueia os sites com base nisso.
Essa pontuação leva em conta aspectos como o tempo de carregamento do site, uso de palavras-chave e quanto tempo os usuários gastam antes de saírem da página. Um exemplo: se várias pessoas entram em uma página e saem antes de cinco segundos, o Google entende que aquele site não entrega o que promete e aumenta a taxa de rejeição.
Mobile é o caminho
Ter um site responsivo é outra das práticas mais importantes para quem pretende ter seu negócio bem posicionado nas buscas do Google. Isso porque a maioria das pessoas hoje pesquisa por dispositivos móveis, em especial smartphones.
De acordo com um estudo feito pela empresa de inteligência de marketing digital SEMrush, 55% das buscas são feitas por meio de celulares. Por isso é tão importante ter um site responsivo e que vai atender às necessidades dos seus clientes que usam dispositivos móveis.
Invista em um blog
Ter um site responsivo é importante, mas uma outra boa estratégia de marketing de conteúdo para estar bem posicionado no Google é ter um blog. É uma maneira de mostrar que tem expertise para falar sobre advocacia.
Poste com regularidade artigos da área com a qual você trabalha. Assim, além de manter seu site sempre movimentado, você atrairá pessoas que buscam por esses assuntos.
A dica é sempre chamar o seu cliente para uma ação (Call to Action), seja ela conhecer seus serviços ou ler outra matéria. Essa é uma estratégia dentro do marketing de conteúdo.
Um pouco mais
Além de investir em um site que seja adaptável a todas as plataformas e ter um blog de conteúdo, existem outras ações que podem ser feitas para otimizar seu site.
- Utilize palavras-chaves: e seja encontrado por meio delas
- Tenha um site organizado: para que o visitante consiga compreender todos os caminhos
- Cuidado com as URLs: evite códigos complexos nos links do site
Além de investir nas técnicas de SEO, é importante também ter uma identidade visual para ser facilmente identificado pelos potenciais clientes do seu escritório.
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