As técnicas de marketing jurídico devem ser aplicadas em todos os momentos pelo Advogado, tanto na vida pessoal, quanto profissional. Como o marketing deve seguir as regras estabelecidas pelo Código de Ética da OAB, o advogado deve ser criativo, usando meios que estejam disponíveis no seu dia a dia.
Entre essas técnicas, sugerimos neste artigo algumas que você pode utilizar, fazendo o marketing jurídico para tornar o seu escritório mais conhecido e tornando-se uma referência entre os profissionais de sua cidade e região:
1. Preste serviços voluntários
Prestar serviços voluntários a comunidades ou pessoas carentes é uma forma de mostrar dedicação à profissão, além de comprovar sua competência.
Tenha apenas o cuidado de oferecer seus serviços profissionais a pessoas ou entidades que realmente tenham necessidade e que não possam arcar com os honorários profissionais. Afinal, você também precisa de dinheiro para sobreviver.
2. Seu trabalho é trazer soluções
Uma das mais importantes técnicas de marketing jurídico, sem sombra de dúvida, é a eficiência. Sempre que estiver representando alguém, seja uma pessoa ou uma empresa, dedique-se com afinco à solução dos problemas.Oferecendo eficácia e competência, você terá cada vez mais pessoas recomendando seus serviços a potenciais clientes, valendo lembrar o fato de que, quando você faz algo bom, é lembrado por cinco pessoas e, quando faz algo ruim, pelo menos vinte pessoas terão conhecimento.
3. Tenha vantagem competitiva
Procure sempre ser discreto e não comentar muito sobre sua vida pessoal e sobre problemas que tenha para resolver. A melhor forma de interagir com as pessoas é fazer com que elas falem sobre seus próprios problemas.
A partir do momento em que você conhece melhor as pessoas, você terá mais condições de conhecer também seus problemas jurídicos, o que vai lhe trazer uma grande vantagem competitiva.
4. Faça palestras
Procure fazer palestras sobre temas jurídicos, principalmente aqueles relacionados com sua área de especialização, dando especial atenção àquelas que ofereçam maior audiência, podendo divulgar mais o seu trabalho e seu escritório.
5. Participe de eventos
Mantenha o hábito de frequentar locais, encontrar-se com pessoas e fazer novos relacionamentos. Mostrando-se presente, você terá mais condições de conquistar clientes. Além disso, tome o cuidado de, durante qualquer evento, não ficar parado numa mesma mesa, com um mesmo grupo, e sim conhecer novas pessoas.
6. Ofereça assessoria jurídica
Ofereça assessoria jurídica a empresas e outros advogados. Essa estratégia como as demais técnicas de marketing são importantes, uma vez que, a partir do momento em que você está se dedicando a cuidar de ações que impeçam processos judiciais, você irá criar maior credibilidade junto às empresas e a entidades.
7. Não se esqueça das redes sociais
A rede social mais apropriada para um advogado é o Linkedin, onde você pode se relacionar com profissionais de sua própria área de atuação. Não se esqueça, porém, que os potenciais clientes podem estar no Facebook e, mantendo também um perfil nessa que é a maior rede social da atualidade.
8. Mantenha sua boa fama
Criar uma boa fama é algo que pode demorar anos. Tudo vai depender de sua forma de agir e de se relacionar com as pessoas. Seja uma pessoa com quem os outros sabem que pode contar. Esta, certamente, é a melhor ferramenta de marketing jurídico que você pode aplicar.
Como é fácil de se perceber, o marketing jurídico não é apenas aquele feito através da internet. Todo e qualquer momento pode ser precioso para você mostrar sua competência, habilidades e capacidade.
Um advogado que marca presença projeta mais confiança nos potenciais clientes e, se você pretende ser conhecido, é preciso mostrar-se como tal.