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Psicologia da publicidade no escritório de advocacia: estratégias e dicas

psicologia da publicidade

Existem diversos tipos de públicos, com interesses e realidades distintas. Mas se tem algo que é comum a todos é a capacidade de se conectar através da emoção. A psicologia da publicidade é uma ferramenta para passar sua mensagem de forma persuasiva e adequada a uma grande parte do seu target, criando uma associação mais profunda e duradoura.

Claro que tudo deve ser baseado em um discurso pautado nos limites da lei que regulamenta a comunicação de um escritório de advocacia, detalhada no Código de Ética da OAB. Ainda assim, há formas de adaptar a psicologia à sua comunicação, aumentando as chances de atingir o público desejado, com maior capacidade de informar, educar e também de converter leitores em clientes. Veja quais são as estratégias de publicidade que utilizam a psicologia como base e dicas para realizar.

As 4 estratégias de publicidade com base na psicologia

Existem formas diferentes para se processar a informação recebida, podendo seguir caminhos mais longos pela mente, elaborando e processando as informações, ou vias mais rápidas e superficiais, que acabam não estabelecendo um vínculo profundo, sendo esquecidas mais facilmente.

Para conseguir criar uma memória de longo prazo, a pessoa deve processar a informação, sendo ainda melhor se ela sentir afeto pelo que seu escritório comunica. A ligação emocional com uma mensagem, seja ela verbal ou não, ajuda a criar um conceito de valor, além de levar por caminhos mais elaborados, que reforçam o seu posicionamento dentro da mente do consumidor. Veja quais são as 4 estratégias utilizadas para isso.

1- Mecanicista

Essa ferramenta faz uso do Behaviorismo para conseguir atingir mais profundamente a memória do público alvo, através da repetição mecânica. Essa repetição pode ser de uma determinada imagem, palavra chave, ideia ou qualquer coisa que você queira armazenar na memória de longo prazo.

Bons exemplos da estratégia mecanicista são as logos, quando utilizadas de forma correta, como por exemplo em papeis timbrados, banners e como marca d’água. Outra forma é a escolha correta e uso da paleta de cores (como não associar Mc Donald’s a amarelo de vermelho?).

2- Persuasiva

A estratégia persuasiva é perfeita para escritórios de advocacia, pois permite a utilização da psicologia da publicidade na especialidade do ramo, a comunicação escrita. Será através da psicologia da publicidade que você vai mostrar os atributos do escritório de advocacia, de um modo que evidencie sua experiência. Essa não pode ser evidenciada através de casos, pois isso é proibido, mas através da demonstração do conhecimento e valores.

Para isso, é importante manter os canais de comunicação sempre ativos e atraentes, para engajar mais e demonstrar de fato os valores que o escritório quer passar. Para isso, é fundamental ter uma estratégia de marketing de conteúdo robusta, sempre com base na jornada que você espera que seu leitor siga, até se tornar seu cliente.

3- Projetiva

Escritórios de advocacia que defendem bandeiras específicas, como as causas sociais ou ambientais, tendem a estabelecer um maior vínculo afetivo com seu público alvo. Isso porque ele acaba agindo de forma projetiva, agindo de acordo com o que seu público compreende como correto, estabelecendo enfim um laço mais duradouro e eficaz.

Em outras palavras, o escritório de advocacia passa a projetar a sua imagem para um determinado público, com base nos seus valores e uma estratégia de comunicação bem estabelecida. Lembrando apenas que, para conseguir se destacar no mercado, não adianta dizer apoiar causas, enquanto na realidade seus valores são completamente indiferentes à elas.

4- Sugestiva

A psicologia da publicidade pode se valer de técnicas baseadas na psicanálise, a fim de explorar gatilhos mentais, levando assim a análises mais profundas. Se utilizado com ética e respeito, essa pode ser uma poderosa ferramenta para estimular a discussão acerca de um determinado tema. Por conseguinte, isso faz com que você consiga conquistar maior autoridade e conhecer o seu público alvo cada vez mais.

Há muitos gatilhos mentais que a pessoa poderá usar na estratégia sugestiva. Dentre eles estão o medo, estresse, alegria, indignação, autoridade, urgência, escassez, prova social, comprometimento e muitos outros. Se a pessoa usar essa técnica de forma ética, apenas com o objetivo de fazer pensar, os gatilhos são extremamente eficazes. Assim, eles levarão a mensagem do escritório de advocacia a níveis mais profundos de processamento e emoção.

Dicas de como aplicar a psicologia da publicidade

Apesar de parecer complexo aplicar a psicologia da publicidade em escritórios de advocacia, dadas as limitações que atuam no setor jurídico, é possível de se fazer isso. Afinal, se você tem um excelente produto ou serviço, nada mais justo que seu potencial cliente saiba disso.

Para tanto, é bom contar com uma estrutura mais robusta em marketing. Desse modo, é importante que você tenha o seu planejamento e profissionais qualificados para fazer a parte técnica, como banners, impressos e afins. Por conseguinte, veja algumas dicas que podem te ajudar a aplicar a psicologia na comunicação do seu escritório de advocacia.

Fonte correta

Há uma fonte correta para cada caso aplicado. Afinal, de nada adianta ter um texto muito bem construído, com o uso correto dos gatilhos, dentro da lei e ainda com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) se o seu publico alvo não consegue visualizar o que está escrito. Escolher as fontes corretas para cada peça, cartão ou até mesmo para seu site, garante melhores resultados, menor desistência da página e a transmissão da mensagem.

Imagens que reflitam a mensagem para seu público

Primeiramente, é importante entender que por mais que pareçam somente decorativas, as imagens têm um forte apelo emocional. Isso faz com que sua mensagem atinja camadas diferentes do cérebro, ajudando na memorização, fidelização e até mesmo na escolha futura.

Repetição da mensagem

A repetição da mensagem assume um papel importante na psicologia da publicidade: repetir a mesma mensagem pode parecer uma forma antiga de se fazer publicidade. Inclusive, realmente é antiga, mas ainda é eficaz, se você a utilizar com cautela e dentro dos limites da lei. Seu escritório poderá aplicá-la através do uso de redes sociais, no site ou blog e em todas as formas de contato com o cliente.

Uso correto das cores na publicidade

O profissional que atua na área de comunicação sabe da importância da psicologia das cores na publicidade. Portanto, não pode ignorar esse aspecto. Afinal, basta um tênue desconforto, para que seu cliente ou prospect passe a procurar por outras opções no mercado. As cores são importantes para associar determinadas características a sua marca, facilitando também no Branding.

Como você pode observar, são muitos os fatores que você poderá usar na psicologia da publicidade, trazendo assim resultados satisfatórios a longo prazo. Se precisar de orientação ou apoio quanto a comunicação visual do seu escritório de advocacia, entre em contato com nossos consultores.

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