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Plano de negócios: benefícios para o escritório de advocacia

plano de negócios

Gerenciar um escritório de advocacia não é tarefa simples, mas pode ficar muito melhor se tiver um plano de negócios. Muitas pessoas veem o planejamento de uma empresa como algo complexo ou até desnecessário por não entenderem sobre ele. Afinal, além de ser uma poderosa ferramenta é também razoavelmente simples de fazer.

Primeiramente, é importante ressaltar que, desde consultórios, escolas ou outros tipos de empresas, podem e devem ter um planejamento. Tendo isso em mente, entenda melhor o porquê de o plano de negócios ser tão importante até para quem lida com o Direito e o que pode trazer de bom para seus resultados.

O que é um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento feito para servir de guia para as ações do escritório de advocacia. Afinal, ele tem como principal objetivo determinar a estratégia a seguir para alcançar o sucesso. Além de mostrar quais são os valores, missão e visão para suas ações, também organiza toda a parte financeira. No plano, você realiza a análise da concorrência, mercado e também o diagnóstico do seu escritório. A partir de então, aponta os pontos fortes e fracos, aliando aos desafios e possibilidades encontradas. Em seguida, cria a estratégia para chegar aos objetivos determinados.

O objetivo deve ser claro, alcançável e temporal, para ajudar a determinar as metas para cada passo. Além disso, eles também vão funcionar como base para estipular o preço de cada serviço. Afinal, é preciso saber quanto vai gastar em cada etapa para precificar corretamente e ter o retorno adequado. Também outras áreas são analisadas e planejadas nesse documento, como por exemplo, o setor de pessoal. Os processos podem ser detalhados nele, bem como toda a estrutura de branding e marketing como um todo. Em outras palavras, é o coração e o cérebro da empresa, trazendo ótimos resultados.

Benefícios do plano de negócios para escritório de advocacia

Primeiramente, é importante entender que o plano de negócios é perfeito para fazer com que o escritório de advocacia consiga se firmar no mercado, isso é um fato. Mas esse não é o único benefício dessa ferramenta. Ela conta com diversas outras grandes vantagens, como você pode conferir logo abaixo. Então, confira abaixo os benefícios do plano de negócios para escritório de advocacia.

Economia de tempo em processos recorrentes

Quando você tem um plano de negócios bem-feito todos os processos ficam mais fluidos, consequentemente, ganha tempo. Isso porque ele define os passos importantes para cada situação e estabelece prazos e metas. Porém o mais importante é a sua definição de papeis e recursos, evitando retrabalho. Dessa forma, fica mais fácil focar nas atividades que vão trazer os recursos financeiros para o escritório. Em outras palavras, sobra mais tempo para cuidar das ações e processos, fazendo com que a qualidade do trabalho também melhore consistentemente.

Melhor alocação de recursos em diversas áreas

Fazer um planejamento do seu escritório de advocacia ajuda a selecionar onde é melhor colocar cada recurso. Afinal, ele funciona como uma radiografia do seu negócio, além de um mapa para onde se quer ir. Assim, basta colocar as peças certas no tabuleiro para ter sucesso. Em outras palavras, ajuda a perceber quais são os recursos necessários para cada etapa e quando é necessário relocar para outra parte. Importante lembrar que recursos podem ser financeiros, humanos, tecnológicos e muitos outros.

Pessoal qualificado e motivado pelo plano de negócios

Quando cada pessoa sabe o seu papel, e o melhor, sua importância no processo, tudo fica melhor. Ao ter uma descrição de cargo, você consegue contratar com melhor qualidade. Afinal, sabendo o que a pessoa terá que fazer, fica mais fácil escolher alguém que tenha exatamente essas habilidades. Por conseguinte, outro ponto importante a se observar nesse processo é a motivação da equipe. Não apenas por um plano de crescimento, caso o porte permita, mas principalmente pelos objetivos. Quando todos sabem para onde ir e conseguem perceber os resultados, a motivação é constante.

Eficiência e eficácia em todos os processos

Eficiência é fazer algo da forma correta, através de processos bem estabelecidos. Já a eficácia é a finalização, o alcance do objetivo, a finalização. Nem sempre o que é eficiente se torna eficaz. Da mesma forma, nem sempre o que é eficaz foi feito da forma mais eficiente. Isso gera perda de tempo e dinheiro. O plano de negócios ajuda a resolver esse problema ao fornecer dados e informações relevantes. Dessa forma, todos os processos detalhados nele tendem a ser eficientes e eficazes, trazendo retorno sem desperdício ou retrabalho.

Crescimento consistente e sustentável

Ter um plano robusto ajuda a manter o crescimento saudável e consistente do seu escritório de advocacia. Isso tudo sem afetar no andamento – e principalmente na qualidade – dos processos. Isso porque, quando se tem clareza onde se quer chegar e a forma de fazer isso, as chances de sucesso aumentam. Outro fator que ajuda a manter um crescimento constante no seu escritório de advocacia é o intuito da equipe. O plano mostra quais são os próximos passos, motivando o time a crescer junto e se preparar cada vez mais. Consequentemente, você vai ter pessoas mais preparadas em sua empresa.

 Controle financeiro através do plano de negócios

Um dos benefícios mais claros de se fazer um planejamento para o escritório de advocacia é o controle financeiro. Com ele, você pode saber quais são as áreas que estão precisando de maior cuidado, onde investir e quanto demandar mensalmente. Claro que também é através do plano financeiro que se pode melhorar o patrimônio, através de investimentos adequados. Também pode ser interessante participar de projetos sociais, através do fomento de atividades que estejam de acordo com os valores e ideais do seu escritório de advocacia.

Outra solução que é ainda mais vantajosa consiste em reservar uma parte do que foi recebido para fazer reinvestimento, aprimorando pontos como a comunicação visual ou outros detalhes importantes para a sua marca. Portanto, se precisar de alguma orientação quanto ao marketing visual do seu escritório, entre em contato com um dos nossos consultores.

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