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Padronização de marca: saiba como usar

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Entenda porque investir em padronização de marca vai te ajudar a fazer negócios

A padronização de marca é fundamental para conseguir uma comunicação efetiva dentro do seu escritório de advocacia. Esta é instrumento para projetar ao mercado os seus valores e conquistas como empresa. Consequentemente, você irá beneficiar a imagem do seu escritório de advocacia, o que promoverá: ganhos com novos clientes, melhor rede de contatos e novos negócios.

Afinal, ao reforçar sua imagem no mercado, o seu escritório de advocacia passará maior segurança e profissionalismo. Esse aspecto se torna ainda melhor quando todos os seus pontos de contato com o cliente estão dentro do mesmo tom, integrando o seu branding com a qualidade esperada de um bom profissional. Para isso, compreenda o que é a padronização de marca.

O que é padronização de marca

Padronizar é uniformizar, manter um padrão em determinado aspecto, criando harmonia entre os elementos e tornando o processo de trabalho mais funcional. Por conseguinte, observa-se que a padronização de marca é fundamental para seu escritório de advocacia passar uma imagem uniforme e solidificada para o cliente.

Para isso, essa uniformização deve estar alinhada ao branding do seu escritório de advocacia, o que inclui o posicionamento com relação ao propósito e valores. Essa junção irá gerar uma associação positiva da sua marca, através de conexões criadas pelas sensações a cada contato do cliente com sua empresa. Consequentemente, vincula seu nome a memórias positivas e pode gerar fidelidade.

Cada um dos contatos do seu cliente com sua marca, seja no escritório, ao receber um e-mail, um cartão de visitas e até um documento, está reforçando seus valores. Da mesma forma, uma visita à sua página, rede social e até mesmo um banner promocional, podem falar muito sobre sua identidade, ajudando ou prejudicando o seu negócio.

Indo além: comunicação integrada de marketing

Mais do que apenas ter uma padronização, é vital que toda a comunicação esteja integrada, consoante com os atributos do branding. Dessa forma, todos os esforços passam a agregar valor à sua marca, o que leva a uma consolidação da imagem desejada. Para isso, é importante que todas as áreas da empresa reflitam o seu estudo de marca, com uma comunicação bem aplicada de diferentes setores. E como se operacionaliza essa comunicação?

Para operacionalizar essa transmissão, é necessário que se tenha atenção desde a comunicação interna, entre funcionários, até mesmo com fornecedores e é claro, clientes. Ela deve seguir um padrão que reflita sua imagem por completo, sem dissonâncias.

Portanto, faz-se muito importante planejar a comunicação com os stakeholders, abrangendo todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Esse contato deve ser realizado desde o planejamento da paleta de cores, logo, slogan até à  padronização das palavras-chave, a fim de manter uma imagem sólida, reforçando o posicionamento.

Comunicação interna e com fornecedores

A comunicação entre os membros da equipe deve seguir uma padronização de tom e cordialidade. Além disso, o escritório pode oferecer e-mails padronizados para dúvidas e respostas, evitando assim o ruído. Murais, newsletters bem-feitas e até mesmo banners dentro da intranet ajudam a reforçar a imagem com os clientes internos – seus funcionários.

Também é importante saber que a comunicação com seus fornecedores pode ser padronizada, facilitando o contato e evitando desentendimentos. Novamente, modelos de e-mails e é claro, a assinatura personalizada, podem auxiliar nesse propósito. Afinal, além de integrar, ainda facilitam o acesso aos contatos, o que economiza tempo no estabelecimento de parcerias.

Comunicação digital

Da mesma forma em que é importante manter a padronização da comunicação dentro da empresa, também se deve fazer isso com o meio externo. Por conseguinte, não se pode deixar de falar do canal que mais tem crescido nos últimos anos, o digital. Portanto, além de manter um site, com informações importantes sobre seu escritório de advocacia, deve-se também estar presente nas redes sociais e promover interação através do marketing digital.

Para isso, trabalhar no branding vai garantir uma padronização no tom, voz, paleta de cores e valores passados. Como resultado, o seu escritório de advocacia disporá de uma audiência engajada, que se identifica com o seu conteúdo e, se precisar, vai entrar em contato. Essa comunicação terá fins de contratação ou até mesmo de indicação dos seus serviços para algum conhecido que esteja necessitando deles.

A padronização nos pequenos detalhes

Essa padronização da comunicação, reforçando o branding, deve acontecer, não somente em postagens nas redes sociais ou site, ou na forma de como seu escritório responde ao cliente. Esta deve estar inserida nos pequenos detalhes do dia a dia que potencializam os resultados. Entenda melhor a importância de algumas dessas nuances para o sucesso da sua empresa.

Logotipo

Lembre-se do logotipo da Nike, Coca-Cola e Mc Donald’s. Fácil, concorda? Isso acontece porque eles têm um logotipo que marca e foi muito bem trabalhado ao longo dos anos. A logo deve representar os valores da sua empresa, seja em suas cores ou formas, tendo o cuidado para não se tornar ofensiva ou ultrapassada.

Impressos

Todo material que seus clientes, fornecedores e funcionários manipulam diariamente – seja no meio físico ou digital – devem reforçar seu branding. Principalmente os impressos são uma ótima oportunidade de mostrar sua marca completamente atrelada ao que ela representa. Dessa forma, vale a pena investir em um bom Cartão de Visita, Envelope, Pastas e é claro, o queridinho dos escritórios de advocacia, o Papel Timbrado.

Digitais

Também há meios de se otimizar a comunicação e buscar uma maior integração de marketing, quando se trata do meio digital. Todo contato com o cliente ou prospect é uma oportunidade de mostrar seus valores e reforçar sua imagem no mercado. Então, site, redes sociais, e-mails e até os banners de anúncio ou comunicação, devem ser muito bem pensados.

Para isso, você deve integrar nas suas estratégias as Capas de redes sociais, Assinatura de E-mail, Cartão Digital, Banners e muitos outros. Isso garante uma padronização, com base em branding e qualidade superior, ajudando a reforçar sua imagem e gerando melhores negócios. Para ajudar seu escritório, a Direito fácil tem vários kits profissionais e personalizados, basta clicar nesse link de contato e falar com um dos nossos consultores.

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