Confira técnicas eficazes para aprimorar o networking de seu escritório de advocacia e expandir sua rede de contatos
Ampliar a rede de contatos é essencial para qualquer escritório de advocacia que queira manter uma estabilidade no mercado, com maior fidelização de clientes e estabelecimento de parceiras. Por conseguinte, confira 9 técnicas para ampliar seu networking e fortalecer importantes contatos para o desenvolvimento de seus negócios e entenda como ele se diferencia do termo network.
Qual a diferença entre networking e network?
Muitas pessoas confundem esses dois termos, devido a sua semelhança tanto na forma escrita, quando no significado. Você conhece a diferença entre eles? Verifique como eles se diferenciam, facilitando a compreensão das técnicas de networking que serão disponibilizadas adiante.
Primeiramente, networking consiste na arte de aumentar a sua rede de contatos. Portanto, ele engloba as técnicas e estratégias utilizadas para expandir essa rede. É imprescindível ampliar suas capacidades de networking, para que você consiga expandir redes e formar novas alianças.
Por outro lado, network consiste na própria rede de contatos. Ou seja, as técnicas que serão vistas abaixo não são de network, mas possuem o propósito de ampliá-lo. Portanto, o networking reúne todo o conjunto de estratégias utilizadas para ampliar o network de seu escritório de advocacia.
9 técnicas para fortalecer o networking
Ele é realizado com mais frequência do que se imagina, desde reuniões até eventos, como workshops e palestras que promovam algum tema do Direito ou uma área transversal. Portanto, saiba como fortalecer o seu networking com 9 técnicas que poderão ser utilizadas nas mais diversas situações e envolvendo o público que você preferir.
1. Conheça sua network atual
Primeiramente, é importante alimentar sua rede de contatos atual, contatando-os com determinada frequência, para consolidar o vínculo e tornar essa rede mais estável. Por isso, tenha em mente ocasiões importantes para essa pessoa, como aniversário e dados relevantes sobre seu perfil. Afinal, isso irá facilitar o contato entre vocês e fortalecer o vínculo já formado durante o networking.
2. Não deixe um hiato após o networking
O que seria deixar um hiato após a primeira vez? Para ilustrar, imagine uma situação em que o representante de um escritório de advocacia consegue ter a primeira interação com um potencial aliado. Essa interação não será útil caso o representante não entre em contato com essa pessoa posteriormente.
Sendo assim, é importante que você se comunique com essa pessoa após o primeiro contato e consiga reter informações úteis que possam ser utilizadas para tornar essa conversa produtiva. Priorize essa comunicação posterior no mesmo dia, após algumas horas, evitando passar o dia inteiro sem contatá-lo.
3. Não se atrase no evento
Mesmo que seja em um evento online, chegar mais cedo é importante para que você consiga estabelecer vínculos com outros profissionais que também estejam interessados em promover o networking. Entretanto, a pessoa que chega atrasada, geralmente não consegue se adequar bem e acaba se isolando no evento, com menores níveis de interação social.
4. Ouça e pergunte
Não basta apenas saber falar, ser simpático e sorrir. O que muitos não internalizaram é que saber ouvir e perguntar são duas habilidades muito úteis para o estabelecimento de uma rede de contatos. Isso fará com que a pessoa se sinta mais confortável em sua companhia e possa estar mais receptiva a novas negociações.
Faça perguntas abertas que estimulem a pessoa a dissertar sobre o tema, evitando respostas de apenas sim ou não. Esse tipo de pergunta ampliará o diálogo e fará com que ele se destaque ao final do evento, fazendo com que você possua maiores chances de estabelecer uma forte conexão com essa pessoa de interesse. Para isso, também é preciso ouvir atentamente e reter as informações para estabelecer um bom diálogo.
5. Cartão de visitas de destaque
É um enorme diferencial quando o escritório de advocacia tem os seus dados de contato reunidos em um cartão de visitas com design profissional que esteja em consonância com os valores e objetivos do escritório. Afinal, esse será mais facilmente lembrado e, por conseguinte, aumentará as probabilidades de que a pessoa contate você ao retornar do evento.
Além de auxiliar diretamente na obtenção do destaque, um cartão de visitas apropriado também transmite a noção de respeito e autoridade de marca. Ou seja, é ideal que esse trabalho de Branding seja feito por especialistas, como os consultores da Direito Fácil que prestam diversos serviços a escritórios de advocacia espalhados pelo Brasil.
6. Mantenha a consistência
Mesmo após já ter feito diversas ligações, marcado reuniões presenciais e mantido um bom nível de contato, não se pode esquecer da pessoa. Portanto, procure manter a consistência após o primeiro contato e continue interagindo com esse futuro aliado, mesmo que não o faça com a mesma frequência como no início da relação. Essa consistência irá fidelizar a parceria, tornando-a sólida e estável.
7. Preserve sua individualidade
Embora seja vantajoso parear alguns comportamentos e crenças da outra pessoa aos seus, facilitando a conexão, não deixe que isso afete quem você realmente é. Por isso, não se esqueça se sua essência e se mantenha firmemente unido aos princípios e objetivos do seu escritório de advocacia. Isso fará com que você se destaque e evitará que a pessoa se frustre ao interpretar que esse primeiro contato era apenas uma encenação.
8. Defina o perfil da network
Primeiramente, você deverá ter o perfil de sua rede de contatos bem traçado, favorecendo a tomada de estratégias para se aproximar das pessoas que se adequam a esse perfil que você procura. Ao fazer isso, você irá planejar uma comunicação que tenha palavras coerentes ao diálogo estabelecido. Lembre-se de que essa definição deverá ser traçada em consonância com o tipo de parceria que você deseja para seu escritório ou até mesmo de clientes, relacionando com a Persona definida a priori.
9. Estabeleça metas
Para que o networking não fique em segundo plano, é importante que você estabeleça metas para o estabelecimento dessa rede de contatos. Visando isso, você formulará objetivos que centrem no número de pessoas cujo network teve um approach bem sucedido e se esses indivíduos se adequam ao perfil que você estabeleceu previamente, para analisar o quanto eles podem ser úteis nessas futuras parcerias a serem firmadas.