Neste artigo vamos conhecer o marketing jurídico de conteúdo e como ele pode te ajudar a atrair novos clientes.
O marketing jurídico de conteúdo se torna muito usado por profissionais da área do direito como Advogados e Juízes porque é uma forma de poder captar clientes.
Dessa forma, o marketing jurídico se torna uma opção estratégica para atingir o público-alvo e clientes potenciais.
Essa estratégia tem como objetivo atrair, conquistar e engajar esse público, convertendo-os em novos clientes e os fidelizando.
O marketing jurídico de conteúdo aborda temas relacionados ao direito e aos assuntos específicos dessa área.
Por isso, o profissional que quer gerar conteúdos como estratégia para captar novos clientes precisa estar atento a alguns detalhes na hora de aplicar ela.
Como:
- planejamento,
- elaboração da persona,
- criação de conteúdo,
- tom da mensagem (linguagem que será utilizada),
- distribuição do conteúdo produzido e mensuração de resultados.
Esses são os cinco pontos relevantes na hora de pensar na estratégia para marketing de conteúdo, que adaptado ao jurídico, consegue atingir o seu público de forma eficiente.
A fim de atrair o público, os potenciais clientes, trazendo soluções para os problemas deles.
Outro ponto a ser ressaltado, é que o marketing jurídico de conteúdo se torna fundamental na captação de novos clientes.
Alguns advogados ficam meio inseguros de fazer marketing de conteúdo devido às regras impostas pelo código de Ética da OAB, que infelizmente “veta” algumas possibilidades do marketing.
Mas não se acanhe e fique tranquilo. Nós vamos te ajudar a entender como utilizar os canais de comunicação online e o marketing jurídico de conteúdo para atrair clientes e atingir o seu público-alvo.
Como e por que produzir conteúdo de qualidade para a captação de novos clientes?
O marketing de conteúdo tem cinco estratégias que são fundamentais para que ele dê certo.
Então, adaptado ao marketing jurídico de conteúdo, se torna essencial ver elas, para então fazer a aplicação de forma adequada e com conteúdos pontuais da área do direito.
Veja a seguir as estratégias básicas de um bom marketing de conteúdo voltado para a área da advocacia.
Planejamento
A etapa do planejamento é essencial porque é ela que norteia todas as outras etapas do processo.
Além disso, é nessa etapa que será traçado os objetivos e metas. Neste caso, a captação de novos clientes para escritórios de advocacia.
Então, é fundamental ter um planejamento de excelência, para que os profissionais possam começar a trabalhar nas outras etapas do processo.
Criação da Persona
A criação da persona é importantíssima para o marketing de conteúdo porque é ela que vai direcionar os conteúdos que serão trabalhados.
Como estamos falando de marketing jurídico, vale se atentar que a persona terá características demográficas, gostos, hábitos que envolvam e englobam o universo do direito.
Visto que esse é o nosso assunto principal neste artigo: marketing jurídico de conteúdo para advogados e pessoas que consomem conteúdos de advocacia.
Então, ao criar a persona a estratégia pode se tornar ainda mais eficiente e assertiva.
Criação de conteúdo
Nessa etapa ocorre um brainstorm e uma curadoria para então começar a produção dos conteúdos sobre área do direito e da advocacia.
Se pensa como vai ser cada conteúdo e o que será abordado nele. Por exemplo, é interessante trabalhar cases reais e que envolvam o leitor.
Essa última parte é muito importante porque o marketing jurídico de conteúdo precisa envolver o leitor, prendendo-o do início ao fim seu texto e não desistir no meio da leitura.
Por exemplo, contar narrativas de casos reais é uma boa tática. Isso porque aproxima o leitor do conteúdo e do tema que está sendo abordado nele.
Até porque o leitor pode sentir curiosidade no resultado desse caso e dentro dessa narrativa, isso faz com que ele termine a leitura.
Então, é realmente desafiador porque geralmente o conteúdo jurídico tende a não ser um conteúdo muito atrativo para quem não é da área de direito.
Por isso, o profissional tem que pensar estrategicamente utilizando técnicas para trazer um texto informativo e que consiga envolver o leitor.
Além disso, os conteúdos para o marketing jurídico podem ser feitos em diversos formatos como: textos, audiovisuais, imagens e entre outros.
Crie conteúdos que sejam relevantes para o seu público e que o faça ter vontade de ler o seu conteúdo do início ao fim.
Distribuição dos conteúdos
Nessa etapa o conteúdo produzido será distribuído para a persona. Então, é importante saber onde ela se encontra e em quais canais ele será distribuído.
Essa etapa basicamente dispara o conteúdo nos canais de comunicação mais indicados e definidos no planejamento.
Mensuração de resultados
Nessa etapa ocorre a mensuração de resultados, ou seja, será avaliado todo o esforço e, será possível verificar o que funcionou e o que não funcionou na estratégia.
Além disso, é possível analisar de forma mais precisa por meio das métricas dos KPIs.
A importância do marketing jurídico de conteúdo
Visto que há estratégias específicas a serem utilizadas no marketing jurídico de conteúdo, é interessante sinalizar a importância dele para o seu público e para atrair novos clientes.
Assim, o marketing jurídico atrai e engaja clientes potenciais e pode convertê-los em vendas imediatas ou futuras.
O público adquire mais conhecimento sobre direito e advocacia, conhecendo ainda mais o seu trabalho.
Então, o marketing jurídico serve também para apontar um caminho para o leitor ou cliente potencial que está lendo o seu conteúdo.
Inclusive, há um ponto relevante a ser ressaltado sobre o conteúdo jurídico: a linguagem.
Se sabe que no direito há muitos termos técnicos e muitas vezes fica difícil a outra pessoa entender o que está sendo dito e o que está sendo abordado.
Aliás, boa parte do público pode não ter familiaridade com o vocabulário jurídico, então expressões em latim, por exemplo, são desnecessárias.
Visto que ela dificulta a leitura. Então, quanto mais simples for a linguagem melhor vai ser para o público-alvo, e melhor será para você que quer captar e atrair essa pessoa.
Por isso, a importância de criar um conteúdo na qual a leitura seja acessível e fluída. É preciso que o público-alvo entenda e compreenda o conteúdo.
Assim, a redação precisa ter início, meio e fim principalmente no marketing jurídico de conteúdo porque geralmente os conteúdos são mais densos e específicos.
Por exemplo, você inicia o seu texto com uma pergunta para o leitor, então ao final do texto você precisa entender que ali é preciso ter uma resposta.
Ou seja, você finaliza a sua redação respondendo à pergunta feita no início do texto. Isso deixa naturalmente o texto mais fluido e fica mais fácil de ser compreendido.
Outro ponto é evitar textos que são muito longos. É possível ser objetivo e gerar um bom conteúdo sem precisar se prolongar.
Então, o marketing jurídico de conteúdo precisa ser atraente porque somente assim será possível atrair o seu público-alvo para a leitura e fechar possíveis negociações com ele.
O marketing jurídico de conteúdo atua como forma de pensar estrategicamente em conteúdos que gerem as pessoas afinidade com os escritórios de advocacia e com o universo do direito.
Dicas para produzir conteúdo de qualidade
Visto a importância do marketing jurídico de conteúdo para os advogados. Pensamos em algumas dicas que vai te ajudar a criar conteúdos de excelência, seguem elas:
Tenha objetivos claros
No marketing jurídico de conteúdo, tudo se inicia por meio dos objetivos. E é por isso que é preciso que se tenha objetivos claros.
Porque a partir do momento que você pensa nos objetivos, eles precisam de clareza porque se não tiver clareza fica ainda mais difícil atingí-lo e por consequência o seu marketing jurídico não dará certo.
Então, a dica é simples: tenha objetivos claros e bem traçados, somente assim será possível atingir o seu objetivo de forma inteligente e eficiente.
Faça o acompanhamento das métricas
Hoje em dia, não é possível pensar em estratégias de conteúdos se não pensar no acompanhamento das métricas.
Isso porque as métricas servem para nortear o escritório sobre aquilo que está dando certo e aquilo que não está funcionando.
Por isso, é interessante se atentar cada vez mais às métricas, porque se algo não está funcionando dá tempo de modificar e testar outra estratégia de conteúdo.
Utilize linguagem simples e acessível
Utilize uma linguagem simples e acessível para que a sua persona entenda a mensagem que você quer transmitir.
Não adianta o uso de palavras em latim ou então de termos técnicos se o leitor não entende o vocabulário jurídico.
Além disso, isso afasta o leitor do texto e no momento que isso acontece, ele nem termina de ler o seu conteúdo e a ideia é captar clientes.
Por isso, a importância do uso de uma linguagem simples e acessível para que todos possam compreender o tema e a mensagem que querem transmitir.
Periodicidade
Ao pensar em conteúdos se torna essencial pensar no período que eles serão postados e distribuídos na internet.
A partir disso, é interessante entrar em contato com alguma empresa especializada em marketing de conteúdo ou marketing jurídico.
Assim, eles conseguem traçar objetivos e estratégias para pensar o melhor horário para que os artigos sejam postados e assim atrair novos clientes.
Outras dicas para produzir conteúdos autênticos e práticos sobre marketing jurídico
Acabamos de ver dicas para produzir conteúdo de qualidade. Mas é preciso se atentar a outras dicas para aumentar a sua audiência com o seu público-alvo e o seu potencial cliente.
Então, a seguir veremos mais algumas dicas para produzir conteúdos autênticos e práticos sobre marketing jurídico, e que realmente fazem toda a diferença:
Invista em e-books e disponibilize eles para download (essa é uma excelente dica para quem quer oferecer para o seu público um “mimo”, sem precisar gastar).
Trabalhe com Reels (hoje em dia o reels está em alta e atinge um número significativo de views em pouco tempo, então se torna ainda mais eficiente na estratégia para captar clientes).
Priorize conteúdos autênticos (aqui, é possível falar sobre casos reais que você já teve, mostrando a resolução do problema).
Faça vídeos para o Youtube (é uma boa alternativa gravar vídeos informativos e com conteúdos sobre direito – ou então, você pode relatar em seus vídeos as suas experiências e os seus cases reais que foram solucionados).
Tire um tempo para os seus clientes (ou seja, esteja presente deles, envie e-mails, dê um suporte a ele, mesmo que ele não tenha pedido, isso é uma forma de se aproximar do cliente).
Tire um tempo para responder às mensagens que são enviadas nas redes sociais, não deixe as pessoas sem respostas.
Use as redes sociais como forma de estar próximo ao seu cliente e ao seu cliente potencial, então crie conteúdos que façam sentido para esse público (é interessante mostrar os bastidores do escritório, o dia a dia de um advogado, você pode também compartilhar notícias e afins)
Então, essas são algumas outras dicas que é possível utilizar no marketing jurídico de conteúdo que são bastante eficientes e trazem resultados,
Conclusão
Visto que o marketing jurídico de conteúdo é essencial para os escritórios de advocacia e para os advogados que querem atrair novos clientes, se torna essencial investir em estratégias específicas voltadas para conteúdos jurídicos, visto que é um conteúdo mais denso e repleto de termos técnicos.
Dessa forma, é importante o uso de uma linguagem acessível para que o leitor consiga compreender os textos e consiga entender o conteúdo que está sendo abordado.
Por isso, a importância de planejar, criar persona, distribuir corretamente os conteúdos nos canais certos, fazer acompanhamento das métricas e pesquisar temas para produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo.
Além disso, o marketing jurídico de conteúdo ajuda advogados e escritórios de advocacia a atraírem mais clientes porque o público consegue ter um maior conhecimento sobre o seu escritório e sua marca.
Além de engajar e educar esse público com temas específicos e cases de sucesso com resolução de problemas.
Então, é viável e comprovado por especialistas que o marketing jurídico é importante e realmente fazem a diferença, principalmente para a captação de clientes.