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Marketing jurídico: como se destacar de seus concorrentes?

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Você trabalha seu Marketing Jurídico? Não? Pois, deveria! No texto de hoje, vamos te ensinar a se destacar frente aos seus concorrentes. Confira!

O Marketing Jurídico é diferente do Marketing “tradicional”, regido pelo Código de Ética da OAB, dessa forma, ele é cheio de regras que precisam ser seguidas ou acarretará sanções pela OAB.

Por conta disso, muitos advogados e escritórios de advocacia acabam não trabalhando seu Marketing Jurídico, o que é um grande erro. Embora tenham regras ainda assim é possível trabalhar seu marketing e superar a concorrência.

No texto de hoje, vamos te mostrar como trabalhar seu Marketing Jurídico e se destacarem frente a concorrência. Vamos ao texto!

O que você pode fazer para trabalhar seu Marketing Jurídico?

O Marketing “tradicional” trabalha a venda de forma “agressiva” utilizando de meios como a internet, banners, outdoors, TV, rádio, entre centenas de outras possibilidades. Logo de cara o Marketing Jurídico já descarta a TV, rádio, banners e outdoors. A internet pode ser usada, porém, apenas como algo didático e não para propagandas diretas.

Já que o Marketing Jurídico é mais engessado e possui menos possibilidades é preciso utilizar todas as ferramentas possíveis, tendo em vista que cada oportunidade perdida são mais possibilidades para que sua concorrência supere e consiga clientes que poderiam ser seus.

O grande ponto aqui é te mostrar as possibilidades que trazem melhores resultados, por isso é importante seguir todas as nossas dicas para ter maiores chances de sucesso. Vamos a elas!

Presença online

Marketing jurídico

Embora você não possa fazer propagandas mais diretas, por assim dizer, você pode e deve marcar presença na internet. Afinal de contas, a internet é onde você vai encontrar o maior número de pessoas e poderá conseguir mais clientes. 

Na Internet você tem diversas possibilidades:

Site: um espaço para você trazer informações como endereço, contato, horário de atendimento, onde as pessoas poderão te encontrar em pesquisas simples do Google, por exemplo: advogado (sua especialidade) (cidade). 

É importante ter um site com um bom layout, pois isso vai agregar uma boa visão de terceiros. Nesse ponto, vale a pena investir em profissionais capacitados para desenvolver sua identidade visual. 

Além disso, aposte em profissionais e empresas especializadas em Marketing Jurídico, assim eles saberão exatamente o jeito que deve ser feito. Mantendo um ar sóbrio e profissional.

Blog: o blog pode ser parte do site ou simplesmente ser um blog, a opção de juntar o blog e o site é uma decisão mais acertada, pois vai ajudar a ter um melhor ranqueamento nas buscas no Google, isto é, vai aparecer mais alto nas pesquisas e não “esquecido” nas páginas 2 e 3 do Google (que sinceramente, sabemos que ninguém olha).

No blog você deve criar artigos didáticos, com a finalidade de informar, tendo em vista que não pode fazer propaganda direta sobre te contratar como advogado. Porém, aqui está o grande segredo, quando você criar artigos relevantes, as pessoas vão criando uma aproximação com você e isso certamente, será um diferencial frente a concorrência.

Redes sociais: logo de cara vemos que existem várias redes sociais bombando no momento, o que é um prato cheio para trabalhar seu Marketing Jurídico. 

Tem rede social para todos os “gostos”, desde conteúdo mais curto e direto, com imagens e vídeos, que é o caso do Facebook e Instagram, algo mais voltado a profissional, onde se encaixa o LinkedIn, algo mais completo e em forma de vídeos, que entra o YouTube e algo mais ligado a notícias e informações em poucos caracteres, como o caso do Twitter.

Dessa forma, cabe a você ver qual tipo de rede social mais combina com seu trabalho e sua personalidade (pode ser mais que uma, se tiver essas disponibilidade e vontade). Após escolhida (ou escolhidas), você deve estudar a fundo a plataforma e traçar um planejamento para poder em prática.

Detalhes físicos/visuais

É proibido pelo Código de Ética utilizar elementos visuais em banners, outdoors, paredes, entre outros meios semelhantes. A partir disso, basicamente existem duas formas de trabalhar seu Marketing Jurídico de forma física. 

Letreiro: o letreiro deve ficar posicionado na entrada ou na porta de seu escritório, nele podem ter elementos como o seu nome e seu tipo de trabalho. Ele deve ter uma linguagem limpa e clara, e deve conversar com a identidade visual do seu negócio. Aqui também vale a pena trabalhar muito bem a presença visual, para com isso diferenciar-se da concorrência. Por isso, é um ponto que você não pode falhar.

Cartão de visita: o cartão de visita é algo padrão para todo advogado, nele pode conter seu nome, seu número de registro na OAB, especialidade, telefone para contato e endereço do escritório. 

O cartão pode facilmente ser entregue e é algo muito fácil de guardar em carteiras e bolsas, que as pessoas costumam guardar para quando precisar. Além disso, é algo simples de ser entregue para um cliente e ele facilmente pode te indicar para outras pessoas, passar o seu telefone, enfim, muitas possibilidades.

+ Veja também: Advogado pode se tornar digital influencer?

Aqui também é preciso contar com um bom material de cartão, que tenha boa durabilidade e não desmanche na carteira de ninguém. Se contratar uma empresa especializada em identidade visual, eles também disponibilizam arte para o cartão de visitas. Como o letreiro é um investimento que faz todo o sentido e garante melhores resultados. 

Conclusão

No texto de hoje, aprendemos sobre como utilizar as ferramentas disponíveis do Marketing Jurídico para se destacar da concorrência. Caso não esteja fazendo (ou fazendo apenas parte) do que passamos, sugerimos fortemente que foque nesses pontos e veja os resultados por si só.

A advocacia é uma área bastante concorrida, com um grande contingente de profissionais, dessa forma, os clientes acabam ficando mais restritos. Para não perder possíveis clientes e conseguir chegar a mais pessoas, é preciso ser uma excelente profissional e trabalhar muito bem seu Marketing Jurídico.

Deixe nos comentários as suas dúvidas que esclareceremos em outros artigos. Agradecemos a sua leitura e esperamos que esse artigo tenha sido útil.

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