O logotipo de qualquer escritório de advocacia deve ter um propósito bem definido para persuadir o cliente, sendo que sua cor influencia altamente no processo de decisão. Afinal, a escolha das cores de seu logotipo passa uma determinada imagem de seu escritório de advocacia, conforme indica a psicologia das cores. Por conseguinte, entenda qual é a melhor cor para um logotipo para advogados e escolha uma que se enquadre com os valores de seu escritório.
Cores de logotipo para advogados
Será que existe mesmo uma melhor cor de logotipo para advogados? Com certeza não existe uma escolha universal para isso, mas certamente há a cor ideal para seu escritório de advocacia e ela pode ser diferente da escolhida por outros escritórios. Afinal, você deverá escolher a cor de seu logotipo com base nos valores e propósitos de sua marca, para que ela consiga atingir com maior precisão o público-alvo e transmita a mensagem que você almeja passar.
1. Azul claro
O azul mais claro transmite um significado que difere do azul escuro, sendo o tom mais claro dessa cor altamente eficaz para quem deseja passar leveza e criatividade em sua logo. Afinal, essa é uma cor mais dinâmica que é muito útil para o escritório de advocacia que possui um público-alvo mais jovem ou liberal, tendo esta cor uma excelente combinação com o amarelo.
2. Azul escuro
O azul escuro é um tom mais eficaz para direcionar a sua comunicação para um público mais conservador, sendo esta uma cor menos dinâmica, mas que transmite maior estabilidade ao prospect. Portanto, esse tom de azul é muito eficaz para escritórios de advocacia, já que transmite confiança, honestidade, responsabilidade e lealdade. Desse modo, você transmite a imagem de que seu escritório de advocacia é seguro, ambicioso e ao mesmo tempo estável, sem arriscar negativamente o cliente na prestação de serviços, devido ao caráter organizado da marca que estrutura bem suas ações.
3. Vermelho escuro
O vermelho escuro transmite uma sensação de autoridade no ramo do Direito. Além disso, essa é uma cor que passa velocidade, ação e outros atributos dinâmicos para sua logo, de um modo ainda mais eficaz do que o azul claro.
4. Preto
O preto representa a ausência de cor, mas a mensagem que ele transmite é útil para escritórios de advocacia, sendo um dos tons mais utilizados por marcas no ramo jurídico. Assim, o preto é uma cor que representa poder e seriedade, o que transmite a imagem de uma empresa que irá lidar com os processos de maneira ética e profissional, além de gerar confiança por passar o sentimento de competência do escritório ao cliente. Além disso, o preto é uma cor que passa sofisticação, conseguindo englobar grande parte do que é comumente o público-alvo de escritórios de advocacia.
5. Dourado
Se você souber utilizar apropriadamente o dourado, ele poderá ser muito útil para seu logotipo. Afinal, essa é uma cor que representa luxo, prosperidade e vitória. Portanto, o dourado é ideal para quem deseja transmitir a mensagem de que conseguirá resolver os processos pendentes e facilitar a vida do cliente, de maneira eficaz.
Portanto, para que você consiga explorar devidamente a eficácia do dourado, procure combiná-lo com uma cor que protagonize o logotipo para advogados, como o azul ou preto. Essas combinações auxiliam a fortalecer o Branding de seu escritório.
6. Cinza
Caso você utilize o tom cinzento devidamente, ele poderá ser muito eficaz para transmitir estabilidade ao cliente. Afinal, esse é um tom que passa um aspecto mais neutro, sendo mais conservador. É um tom muito utilizado no ramo jurídico e financeiro, já que demonstra controle e seriedade na condução do serviço, sem riscos desnecessários.
O tom cinzento é muito útil para ser uma cor complementar no logotipo, complementando as mensagens passadas por outras cores. Inclusive, um tom mais prateado combina perfeitamente com o preto.
7. Verde
Essa é uma cor que os escritórios de advocacia não usam com frequência, mas que pode promover contributos significativos para a imagem de sua marca. Afinal, o verde transmite equilíbrio e segurança, de uma maneira sustentável, em um sentido que transcende o ecológico, mas nas relações como um todo. Desse modo, a cor verde também demonstra equilíbrio ao âmbito emocional e harmonia, além de transmitir uma noção de prosperidade.
8. Amarelo
O amarelo é outra cor que não pode assumir um papel principal no logotipo, devendo sempre complementar a outra cor, como: azul, cinza ou preto. Isso se deve ao fato de que o excesso de cores amarelas gera ansiedade na pessoa que visualiza o material, afastando-a da decisão de compra. Todavia, como cor secundária, o amarelo é importante para gerar leveza, otimismo e contribuir no processo de tomada de decisão.
9. Roxo
Muitos escritórios de advocacia evitam utilizar o roxo como protagonista em seus logotipos, mas essa cor pode assumir um papel importante em alguns cenários. Por conseguinte, você poderá utilizar o roxo em outros instrumentos para comunicação, além de poder ser cor complementar em alguns cenários de logotipo. Essa cor transmite poder e confiança, sendo usada desde os reis antigos.
Como criar logotipo para advogados?
A criação de logotipo para advogados é um trabalho delicado que demanda atenção a muitas nuances. Afinal, esse processo não engloba apenas o design do logotipo, mas tudo que ele pode transmitir para o cliente. Portanto, você poderá contatar os profissionais especializados da Direito Fácil que oferecerem a prestação de serviços na criação de logotipo. Assim, seu escritório de advocacia terá um logotipo profissional que demonstre confiança e autoridade no ramo jurídico, fortalecendo o Branding.