O novo Advogado, quando começa sua carreira profissional, montando seu próprio escritório, deve ter em mente a criação de uma marca própria, algo que o faça se destacar no seu meio.
Como marca, devemos considerar a Identidade Visual do escritório, padronizada para todos os impressos, sendo usada nos cartões de visita, na fachada do escritório, nos timbres de correspondência e até mesmo no site ou blog do escritório, fazendo parte também do perfil do profissional nas redes sociais.
Para um escritório de advocacia, a padronização, além de apresentar maior organização, torna o profissional de Direito mais lembrado, dando destaque à sua área e apresentando-o como um profissional de respeito.
Por que manter uma identidade visual?
Vamos analisar um escritório de advocacia sem uma identidade visual:
- O Advogado manda fazer o seu cartão de visita na gráfica de um conhecido, que cobra mais barato e entrega mais rápido;
- Quando faz uma petição, não tem um logotipo para colocar, informando apenas o seu nome, o número da OAB e o endereço nos cabeçalhos das páginas, algumas vezes inserindo uma imagem qualquer relacionada ao Direito;
- No seu perfil do Facebook ou do LinkedIn, coloca um logotipo qualquer, insere sua foto ou busca uma imagem que lembra o Direito no Google.
Ou seja: o profissional, desta forma, não mostra sua personalidade, não convence de que esteja voltado para a sua profissão, não inspira a confiança necessária aos clientes.
A criação de uma identidade visual é importante para manter um padrão. Quem receber o cartão de visita, verá um logotipo e um design que também será colocado na fachada do escritório, que estará também na petição dirigida ao Tribunal e que será vista no perfil das redes sociais e no site do escritório.
A Identidade Visual é fundamental para começar as atividades do escritório de advocacia.
Essa Identidade Visual é quem vai mostrar que o Advogado é um profissional que se preocupa não somente com sua carreira, mas que busca garantir que sua imagem esteja sempre presente, nos mesmos padrões, oferecendo credibilidade a quem o procura.