Conheça 7 fatores que mostram a importância da identidade visual para seu escritório de advocacia
Para que um escritório de advocacia alcance sucesso em sua atuação, ele não deverá se pautar apenas na prestação de serviços. Por conseguinte, a comunicação possui um papel muito importante para que o escritório consiga atrair clientes e se destacar no ramo jurídico. Essa comunicação deverá transmitir toda a personalidade de sua marca para o prospect, gerando confiança e autoridade. Logo, a identidade visual assume um papel muito importante para o escritório de advocacia, sendo fulcral que você entenda quais são os 7 fatores que mostram a importância desta para a sua marca.
Identidade visual: 7 benefícios
A partir do momento em que você compreende que a identidade visual assume um pilar essencial para o design do escritório de advocacia, faz-se importante entender que ela é muito mais abrangente do que um enfoque em design. Por isso, confira abaixo 7 benefícios que demonstram a importância da identidade visual para sua marca e entenda como ela poderá colaborar desde o Branding até ao estabelecimento de novas parcerias.
1. Essencial para o Branding
O Branding consiste na gestão da marca, sendo muito importante para que a comunicação consiga transmitir todos os valores e alcançar os objetivos de uma empresa. Diante disso, a identidade visual de um escritório de advocacia é essencial para que ele consiga criar uma marca robusta que persuada os clientes de maneira eficaz e ética. Como a identidade visual consiste no conjunto de componentes formais que representam a marca do escritório, basicamente ela é a porta de entrada para que o cliente possa entender o seu Branding de maneira mais ampla.
Para que o seu escritório de advocacia consiga ter uma gestão de marcas eficaz, é essencial que a sua identidade visual seja bem feita. Por isso, procure um profissional especializado para realizar a identidade visual de seu escritório de advocacia, caso queira uma identidade visual condizente com seu Branding. Inclusive, você poderá relacionar essa temática do Branding com a padronização de marca, caso queira entender esse tema mais profundamente.
2. Atrair clientes
Uma identidade visual que desperte a atenção do cliente é muito importante para que a comunicação de seu escritório de advocacia seja eficaz. Além disso, é importante que essa comunicação integre diversos mecanismos, como: banners, pastas e envelopes, cartão digital interativo, papel timbrado, assinatura de e-mail e até mesmo capa para o Facebook. Desse modo, você terá todas as ferramentas para fortalecer a sua marca, com a exposição dela em diversos meios, transmitindo os princípios e até mesmo modo de atuação de seu escritório de advocacia.
3. Manter mais tempo na página
É muito importante que o usuário se mantenha o maior tempo possível em sua página, seja no blog ou no site. Afinal, quanto mais tempo a pessoa demora para ler o seu conteúdo, melhor é o ranqueamento dele no Google, em comparação a outras páginas que foram descartadas de imediato. Inclusive, caso o usuário descarte o seu conteúdo mais rapidamente e feche a guia, isso influenciará no SEO de sua página, fazendo com que seu conteúdo não tenha mais tanto destaque nos mecanismos de busca.
Porém, como a identidade visual de seu escritório pode colaborar para que o prospect se mantenha na página por mais tempo? Esse fato possui a explicação de que a disposição de cores, fonte de marca e todo o trabalho de design cativam a atenção do cliente, fazendo com que ele gaste mais tempo na página, ao observar esses detalhes. Além disso, esses fatores geram maior credibilidade ao conteúdo, reforçando a ideia de que foi um especialista que escreveu acerca do tema.
4. Fortalecer a autoridade no ramo
A partir do momento em que o escritório de advocacia integra sua comunicação com a identidade visual, este terá estratégias de marketing muito mais eficazes. Assim, a instituição conseguirá transmitir seus valores de maneira clara, respeitando seus princípios e cumprindo os objetivos do escritório. Diante disso, essa harmonia na comunicação fará com que o cliente tenha maior apreço pelo escritório, o que gera maior respeito por sua marca. Por conseguinte, seu escritório de advocacia se torna autoridade no ramo jurídico e promove uma associação de sua marca com uma conduta séria e profissional.
5. Fidelizar clientes com identidade visual
Não se pode esquecer que a maneira mais eficaz de se fidelizar clientes é através da prestação de um serviço de qualidade. Tendo esse serviço o enfoque em atender a todas às expectativas tangíveis do requerente. Todavia, existem técnicas complementares que auxiliam o indivíduo a contatar seu escritório de advocacia em outras ocasiões, culminando no processo de fidelização.
Dentre essas técnicas, está toda a identidade visual do escritório e o seu poder para transmitir confiança e autoridade no ramo. A utilização da identidade visual para fidelizar clientes é muito eficaz, pois ela estará presente em todos os lugares, até mesmo no cartão de contato para que o cliente se comunique com o escritório. Portanto, é essencial que você preste atenção aos detalhes, caso deseje que sua comunicação seja eficaz e fortaleça o vínculo do cliente com sua marca.
6. Destacar-se da concorrência
Procure imaginar como seria a disputa com um concorrente que não fortaleceu a sua imagem e que tem uma comunicação fraca. Após uma breve reflexão, pode-se chegar à conclusão de que não seria necessário fazer tanto esforço para se sobressair diante deste concorrente. Ou seja, se você tiver uma identidade visual de melhor qualidade e com maior integração de componentes, você se destacará diante da concorrência. Desse modo, atrairá e fidelizará mais clientes, além de ter uma marca que transmita maior credibilidade.
7. Estabelecer parcerias
Você não deve cultivar a mentalidade de que as outras pessoas no ramo jurídico representam apenas a sua concorrência. Afinal, há diversos modos de estabelecer parcerias profissionais, em que ambos consigam obter vantagens através do networking. Porém, como um bom trabalho de identidade visual poderia ajudar nesse propósito? A resposta se centra na maior visibilidade que esse aspecto poderá gerar para o seu escritório de advocacia, atraindo possíveis parceiros que queiram trabalhar conjuntamente com sua marca em algum projeto.