Para o escritório de advocacia, o marketing jurídico é uma ferramenta essencial de divulgação. Mesmo quando o advogado não possui recursos para investir em serviços de marketing de uma agência, precisa investir sua própria energia.
Utilizando seus próprios meios, o advogado pode criar novos hábitos e comportamentos que atinjam diretamente seu público-alvo, isto é, seus potenciais clientes, mostrando-se receptivo e, aos poucos, conquistando a confiança de seus potenciais clientes.
Estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia do advogado
As estratégias que apresentamos a seguir atendem ao Código de Ética da OAB com relação ao marketing jurídico e podem ser implementadas pelo advogado no seu trabalho diário, em suas atividades dentro e fora do escritório, possibilitando manter a lembrança de seu nome e de sua marca entre os potenciais clientes:
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O cliente sempre precisa ser lembrado que pode contar com um bom advogado em qualquer situação de emergência jurídica. Portanto, o trabalho de marketing deve ser uma constante;
- Para um bom marketing jurídico é necessário contatar pelo menos 5 pessoas a cada semana para que possam recomendar o escritório para possíveis clientes. O contato deve ser feito pessoalmente;
- Em eventos e recepções de negócios, o advogado sempre deve procurar falar em público em nome do seu escritório, já que é uma excelente oportunidade para tornar o escritório mais conhecido;
- Manter um blog na internet com assuntos relevantes sobre a área de atuação do escritório é uma ferramenta das mais eficientes para o marketing jurídico. É importante lembrar que os assuntos devem ser relacionados ao Direito e não ao escritório;
- Mantenha um cadastro de todos os clientes e envie cartões ou e-mails em datas comemorativas, desde um aniversário ou festas de fim de ano até em datas que não tenham a ver com nada da vida do cliente, mas que, de alguma forma, representam alguma coisa para o mundo jurídico;
- Procure definir exatamente o público-alvo para o escritório, fazendo uma avaliação criteriosa sobre ele, entendendo quais são seus reais problemas jurídicos e apresentando soluções eficazes;
- Mostre-se para o cliente como uma pessoa que consegue trazer soluções aos mais diversos problemas. Sempre que conversar com um potencial cliente, procure saber suas necessidades, mesmo que, no momento, não se trate de qualquer uma relacionada à sua área de atuação;
- Contate seus colegas de faculdade com mais frequência e mantenha-se a par de suas atividades. Cada um, certamente, está atuando numa área diferente e, portanto, é possível pensar na possibilidade de união de forças para conseguir maior número de clientes;
- O plano de marketing do escritório deve ser desenvolvido em torno das atividades que o escritório exerce, encontrando formas de se tornar útil para as pessoas que também participam das mesmas atividades, ou seja, de empresas e entidades que realmente precisem dos seus serviços;
- Mantenha contato com advogados com quem tenha estudado para que possam servir como fonte de recomendação sempre que necessário;
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Seja fiel à sua própria personalidade. O cliente deve saber que seu comportamento é o mesmo e que seus pensamentos possuem um direcionamento tanto dentro do escritório, quanto em atividades externas, mesmo que seja num encontro social ou num evento particular.