O marketing jurídico deve utilizar ferramentas que possam influir positivamente na forma como os potenciais clientes percebem o escritório, permitindo que os profissionais que nele trabalham consigam credibilidade e respeito, o que nos leva a considerar que as estratégias de marketing devem ser voltadas para o nicho específico dos clientes que o escritório pretende conquistar.
Com a crescente popularização da internet e com a disponibilidade cada vez maior de informações, os potenciais clientes também estão cada vez mais difíceis de serem conquistados.
Diante disso, para solidificar o seu nome, o Advogado deve apenas entender que as pessoas estão cada vez mais conscientes de seus direitos, tornando-se mais exigentes e procurando o melhor retorno para suas necessidades. Assim, como cada pessoa apresenta uma necessidade diferente, não se pode garantir a completa satisfação de cada um com estratégias uniformes.
O sucesso de uma estratégia de marketing jurídico está relacionado, portanto, à forma como a mensagem pode chegar até ele, exigindo um enfoque maior no respeito e na simplicidade, com objetividade e com conteúdo aprofundado.
Questões para o Advogado com relação ao marketing jurídico
Antes de elaborar suas estratégias de marketing jurídico, o advogado deve se questionar sobre alguns pontos básicos. Entre eles, podemos destacar os seguintes:
- Qual é o tipo de cliente a ser atingido?
- Que tipo de relacionamento deve ser mantido com o potencial cliente?
- Como o escritório pode manter o cliente informado?
- Que política de relacionamento deve ser criada para atingir o cliente?
- Quais equipamentos e ferramentas devem ser usados para manter um vínculo constante com o cliente?
Com um direcionamento correto, as estratégias de marketing irão gerar um retorno mais produtivo, influindo na forma como o cliente percebe o escritório e, assim, ele vai perceber que os profissionais que ali trabalham merecem seu respeito e confiança.
O que o Advogado precisa entender, a partir de sua iniciativa de aplicar estratégias de marketing jurídico é que se mostra essencial oferecer serviços de qualidade, direcionados para suprir as necessidades e desejos de seus potenciais clientes, mas sempre usando as ferramentas de forma a não ferir o código de ética da OAB.
O Advogado, desde o início de sua carreira, precisa construir sua marca pessoal no mercado jurídico. E o marketing aplicado à advocacia é sua principal arma para manter seu posicionamento num mercado que está cada vez mais competitivo e onde os profissionais devem conseguir os melhores resultados.
As estratégias de marketing, portanto, devem ser adotadas de forma a atingir um mercado específico, de clientes que precisam da especialização do escritório e que possam confiar nos profissionais que ele, como cliente, precisa.
Portanto, para estabelecer as melhores estratégias, o Advogado deve ser criativo, uma vez que não existe apenas uma fórmula para todos os profissionais e escritórios. Com a evolução da tecnologia e da própria sociedade, o marketing jurídico deve manter-se atento a todas as alterações ocorridas para se tornar mais eficiente.
Dicas para aplicar no escritório de Advocacia
Certamente não basta apenas fazer um marketing jurídico para construir a imagem do escritório de advocacia. Todas as estratégias de marketing aplicadas devem ter uma orientação com as atitudes tomadas dentro do escritório e pelos profissionais que ali trabalham.
Assim, as estratégias de marketing devem estar concatenadas com atitudes adotadas dentro do escritório, como, entre outras:
- Oferecer o atendimento ao cliente dentro de suas necessidades;
- Criar valores adequados para as causas e serviços prestados, mantendo uma diferenciação positiva pela própria competência;
- Conhecer a fundo o negócio do cliente;
- Implantar as melhores ferramentas para oferecer todas as informações necessárias ao cliente;
- Acompanhar o mercado jurídico e oferecer o melhor assessoramento.
Com estratégias sérias e voltadas para o melhor atendimento e a melhor informação, o escritório de advocacia irá alcançar o seu principal objetivo, ou seja, ser percebido positivamente pelos seus potenciais clientes.
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