O mercado jurídico está bastante competitivo nos últimos anos e o Advogado, ao montar seu escritório, deve encontrar os meios certos de tornar o seu nome e o seu estabelecimento conhecido.
Contudo, é preciso atender os limites determinados pelo Código de Ética da OAB, fazendo a propaganda sempre com discrição e moderação. O Código de Ética permite que se faça uma divulgação observando os limites necessários para a função do advogado, que devem ser conforme as características próprias da profissão.
Ao pensar em marketing, o Advogado deve observar o lado jurídico, principalmente quando estiver pensando na construção de uma identidade visual. O logotipo para um escritório de advocacia não possui a mesma liberdade de outras categorias profissionais ou de outros segmentos e atividades.
Dessa forma, o projeto do logotipo apresenta algumas especificidades relevantes para que o Advogado possa fazer o seu marketing.
Como o Código de Ética e Disciplina da OAB permite que o Advogado tenha o seu logotipo, deve-se respeitar alguns princípios necessários e bastante particulares para o Direito, observando que existem restrições com relação ao seu uso, podendo-se aplicar algumas ferramentas que possam tornar o logotipo adequado à função do profissional.
O que deve ser observado na criação de um logotipo para o Escritório de Advocacia
Através da regulamentação estabelecida pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, devemos considerar alguns pontos importantes para definir a forma como um logotipo deve ser desenvolvido para um advogado e para o seu escritório.
Entre essas observações, é necessário considerar os seguintes elementos:
1. Cores
Como deve utilizar as cores adequadas para atender o Código de Ética da OAB?
As cores do logotipo do advogado ou do escritório de advocacia devem ser discretas, elegantes e sóbrias. A recomendação que apresentamos é a combinação de duas ou, no máximo, de três cores.
Entre elas, a aplicação das cores prata e dourado se apresenta bastante interessante, já que oferece sofisticação, desde que usadas na correta combinação.
2. Tipos e fontes
A melhor tipografia a ser utilizada para a criação de um logotipo para o advogado e seu escritório deve ser regular, apresentando uniformidade e formalidade, fáceis de serem lidos e relembrados.
3. Símbolos e desenhos
Existem símbolos e desenhos que são típicos para determinadas profissões. No caso do Advogado, os símbolos mais utilizados são, pela ordem, a balança, o martelo, a espada e a deusa grega Têmis, a deusa da lei na mitologia grega.
Como são elementos muito utilizados, no entanto, e procurando uma forma de diferenciar o logotipo, é importante destacar que não é necessário fazer uso desses símbolos de uma forma muito evidente, podendo eles serem estilizados ou bem combinados, sempre aplicados de forma séria e compatível com a função do advogado.
O que fazemos na Agência Direito Fácil
Nossa especialização, como Agência Criativa para Advogados, é desenvolver material gráfico especificamente para a área jurídica, oferecendo uma nova perspectiva na criação de logotipos e de artes gráficas para escritórios de advocacia que precisam fazer sua divulgação, atendendo sempre os preceitos do Código de Ética da OAB.
Nossa função é assumir um papel para criar um diferencial para o Advogado, fortalecendo sua identidade e o apresentando ao público como profissional de relevante importância para a sociedade.
Além de logotipos, podemos personalizar materiais de identidade, como envelopes e papel timbrado, pastas e cartões de visita, entre outros.
O logotipo é apenas o ponto inicial de um processo que se mune de diversas estratégias de divulgação para o advogado e para seu escritório de advocacia, trazendo-lhe a posição de evidência que precisa para mostrar sua capacidade profissional e seus conhecimentos, habilidades e experiências.
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