Entenda qual é o maior problema em identidade visual e saiba como contornar essa situação rapidamente
Muitos responsáveis pelo setor de comunicação discutem qual é o erro mais danoso em se tratando de identidade visual. Apesar de terem diversas opções de erro nessa área, há um problema que é mais severo do que os restantes nessa esfera. Por conseguinte, o maior problema em identidade visual é que ela não se integre aos princípios da empresa, o que gera uma dissociação entre a comunicação e a realidade. Portanto, confira como a identidade visual pode não se integrar aos princípios de seu escritório de advocacia e como corrigir esse problema.
O que é identidade visual
Basicamente, a identidade visual é o que transmite ao cliente a imagem que a empresa deseja, como se fosse uma roupagem para ela. Portanto, é o que popularmente se chama de “dar a cara da empresa”. Logo, a identidade visual de um escritório de advocacia é essencial para toda a área de comunicação deste e até mesmo para a execução dos serviços, já que ela ditará a personalidade do escritório. Assim, um bom trabalho de identidade visual é o que contém e transmite toda a essência do escritório, a partir de um conjunto de elementos gráficos para diversas esferas de atuação, integrando-as todas em uma comunicação visual sólida.
Faz-se essencial destacar que a identidade visual de um escritório de advocacia transmita os seus valores, visão e missão do próprio escritório. Desse modo, é importante que a identidade visual integre todos esses elementos, para conseguir estar coerente com os princípios da empresa. Inclusive, a partir do momento em que se integra todos esses componentes em uma identidade visual robusta, você conseguirá resolver o maior problema em identidade visual que é a dissociação da comunicação dos princípios do escritório de advocacia.
Agora que você já sabe o que é identidade visual, é importante que saiba em detalhes qual é o maior problema nesse ramo e como solucioná-lo. Desse modo, você terá uma comunicação altamente eficaz para seu escritório, respeitando o Código de Ética da OAB. A partir do momento em que você consegue realizar uma identidade visual profissional e integrada, terá acesso a diversas vantagens, como: atrair mais clientes, potencializar a fidelização dos já existentes, gerar mais autoridade no ramo jurídico e estabelecer novas parcerias. Afinal, ter uma identidade visual profissional é um passo importante para se tornar referência na advocacia.
Qual é o maior problema em identidade visual?
Frequentemente, há escritórios de advocacia que acreditam ter uma identidade visual altamente qualificada e com alto poder de persuasão. Afinal, pensam que uma mistura de cores adequada e um logotipo bonito são componentes suficientes para ter estratégias eficazes de comunicação. Porém, essa é uma visão muito simplista acerca da identidade visual, de modo que a aplicação desse estilo ofusque o potencial da empresa.
Diante desse cenário, resta o questionamento acerca do que seria o problema principal em se tratando de identidade visual. Para responder a essa questão, é preciso examinar os principais pilares que geram a identidade do escritório de advocacia. Afinal, o maior problema em identidade visual consiste na separação dessa identidade visual dos pilares do escritório de advocacia que são os valores, visão e missão.
Valores
Resumidamente, os valores consistem na filosofia de uma empresa. Por isso, todas as ações de seu escritório de advocacia devem se pautar nos valores dele. Inclusive, esse princípio se expande também para as estratégias de comunicação. Afinal, é necessário que os prospects entendam a essência do escritório de advocacia, para que possam criar maior vínculo de confiança com a marca. Além disso, uma identidade visual que não esteja atrelada aos valores do escritório de advocacia, não conseguirá ser persuasiva e terá um caráter desconexo com a realidade.
Visão
A visão de uma empresa pode alterar ao longo do tempo, já que ela é uma estratégia com um intervalo de tempo determinado. Basicamente, a visão de uma empresa estabelece um cenário que mostra aonde ela deseja estar futuramente. Diante disso, é importante não confundi-la com missão que não possui o estabelecimento de tempo. É importante que você retrate sua visão em algum elemento da identidade visual, o que gerará um perfil único para a sua logomarca.
Missão
É importante entender que a missão demonstra exatamente qual é a razão que faz com que seu escritório de advocacia exista, demonstrando o propósito de trabalho de todos os envolvidos nele. Por conseguinte, é fulcral que a missão do escritório esteja bem definida na identidade visual da marca, para mostrar a utilidade deste para a própria sociedade. Ao fazer isso, o escritório de advocacia ganhará maior autoridade no ramo jurídico.
Como corrigir o maior problema em identidade visual
Diante desse cenário complicado para quem não consegue conciliar a identidade visual com os pilares do escritório de advocacia, é importante que se encontre uma solução prática. O primeiro passo é que você estabeleça quais são os valores, visão e missão do escritório. Após esse procedimento, é importante que você encontre uma paleta de cores equilibrada que retrate indiretamente esses aspectos.
Relativamente ao logotipo, ele deve retratar os valores e missão de seu escritório. Assim, ele deve centrar em sua filosofia de trabalho e aonde sua marca deseja estar. Portanto, deve ter um caráter abrangente, mas eficaz na transmissão desse sentido. Além disso, é importante que esse logotipo transmita confiança e autoridade no ramo jurídico, para que o cliente tenha a certeza de que está contratando o serviço de alguém com profissionalismo.
Por fim, há um modo mais simples e eficaz para corrigir o maior problema de identidade visual que é a separação desta da própria identidade do escritório de advocacia. Essa maneira consiste na contratação de um profissional especialista em identidade visual. Para isso, você poderá contar com a equipe profissional da Direito Fácil. Nossos consultores entregam diversos serviços de alta qualidade, em identidade visual, incluindo a criação do logotipo. Assim, podemos ajudar seu escritório de advocacia a alcançar melhores resultados e ganhar maior autoridade no ramo jurídico.