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Como fidelizar clientes para seu escritório: 8 dicas

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Entenda a importância de fidelizar clientes e confira técnicas úteis para cativá-los

Muitos escritórios de advocacia se preocupam excessivamente em atrair mais clientes, mas negligenciam a sua fidelização. Porém, cativar os clientes já existentes é fundamental para qualquer empresa e é um grande atrativo para que o seu escritório se destaque entre a concorrência. Portanto, confira a importância e 8 dicas para fidelizar clientes e tornar a sua marca ainda mais forte.

Importância de fidelizar clientes

Cativar clientes até fidelizá-los é mais eficaz do que tentar apenas atrair novos clientes, sem se preocupar em fidelizar os que já adquiriram seu serviço. Afinal, é muito mais simples e econômico fazer com que um cliente já conhecido volte a solicitar seus serviços do que tentar atrair um cliente novo. Mesmo assim, isso não quer dizer que não seja importante atrair novos clientes.

Porém, a fidelização de clientes traz muitas vantagens ao seu escritório de advocacia. A mais importante é que você conseguirá manter uma base estável financeira e de prestação de serviços com esse procedimento bem executado. Ou seja, mesmo em momentos de crise, você terá a sua disposição uma rede de clientes que irão priorizar os seus serviços.

Além disso, são essas pessoas que irão recomendar o seu escritório para conhecidos e amigos. Desse modo, além de aumentarem o renome do seu escritório, irão aumentar a sua malha de clientes. Além disso, vale destacar que esses novos clientes estarão mais propensos a serem fidelizados, por estarem indo a partir da indicação prévia de alguém de confiança.

Portanto, você já conseguiu compreender a importância de se ter clientes fiéis ao seu escritório de advocacia. Dessa maneira, verifique abaixo 8 dicas para fidelizar clientes e tente aplicá-las ao seu escritório.

8 técnicas para fidelizar clientes

Toda empresa necessita de uma rede de clientes que seja frequente e que mantenha uma base de segurança e com o seu escritório de advocacia não é diferente. Por isso, saiba como fidelizar clientes com essas 8 dicas que devem ser aplicadas em seu escritório para cativar clientes atuais.

1. Tenha uma persona bem desenvolvida

A persona é um dos primeiros componentes que devem ser criados antes de o seu escritório de advocacia começar a operar. Ela consiste na caracterização do que seria um cliente ideal semifictício, demonstrando seus dados sociodemográficos, objetivos e até mesmo obstáculos. Desse modo, é uma tentativa de compreender o cliente em seu íntimo, com base em pesquisas de mercado e análise de tráfego.

E como uma persona forte pode colaborar para fidelizar clientes? Ela possui um forte contributo, já que sem o delineamento prévio da persona, você não irá compreender as necessidades do cliente. Por conseguinte, ao não compreender suas necessidades, você também não irá conseguir cativá-lo para seus serviços.

2. Demonstre a importância do cliente

A atenção disponibilizada ao cliente, mesmo após o serviço, é extremamente cativante. Então, mesmo que ele não tenha contratado os seus serviços de advocacia no momento, procure saber se está tudo bem com o cliente e mantenha um nível de contato profissional, mas cativante. Portanto, você poderá parabenizá-lo em seu aniversário, perguntar como está a família e outros componentes que demonstrem cuidado.

3. Não rebata críticas

Não vale a pena rebater críticas de consumidores, mesmo que elas pareçam injustas. Afinal, além de ser desgastante para você, também é negativo para o renome do seu escritório de advocacia. Portanto, mesmo que a crítica pareça absurda, às vezes é mais importante simplesmente escutá-la sem rebatê-la.

Ao fazer isso, você estará mantendo uma postura cativante com o seu cliente e, caso ele mude de ideia quando estiver mais calmo, voltará ao seu escritório com mais confiança. Além disso, essa postura diminui as probabilidades de o cliente irritado compartilhar feedbacks negativos acerca de seu trabalho.

4. Estabeleça uma comunicação clara

Se a sua comunicação com o cliente for confusa e com vários desentendimentos acerca da situação, ele não irá confiar em seu serviço e, por conseguinte, não irá voltar ao seu escritório. Por isso,  procure estabelecer uma comunicação clara e tentar adaptar a linguagem do Direito ao cliente. Dessa maneira, ele irá confiar em seu escritório e se sentir seguro com o seu serviço.

5. Mantenha uma postura profissional

O seu escritório de advocacia deve sempre agir com profissionalismo, mesmo ao tentar adquirir determinada intimidade com o cliente. Quando um escritório mantém uma postura profissional perante os afazeres cotidianos, ele conseguirá não apenas atrais mais clientes, como também fidelizá-los. Quando um escritório não age com profissionalismo, ele prejudica o seu renome e poderá sofrer recomendações negativas de clientes insatisfeitos.

6. Invista no Branding

Sim, é verdade que não adianta apenas investir no Branding e não se adequar a nenhuma das características anteriores. Porém, se o seu escritório tiver uma excelente gestão de marcas, o cliente se sentirá atraído a voltar mais vezes para solicitar seus serviços. Afinal, o Branding também engloba os valores da sua representação do cliente e converge para que ele se identifique ao máximo com a marca.

Inclusive, além de ajudar o seu escritório a compreender a gestão de marcas, a Direito Fácil também poderá otimizar seu Branding para atrair e fidelizar clientes com diversos serviços.

7. Atenda bem o cliente

Essa dica é bastante trivial, pois um bom atendimento é essencial para que o cliente retorne a requerer seus serviços. Então, caso o seu escritório tenha um atendimento frio e distante do cliente, procure reverter esse cenário, pois nenhuma pessoa gosta de não ser tratada bem enquanto está sendo atendida.

Desse modo, opte por uma comunicação mais pessoal que não fira o profissionalismo e nem a imagem séria de sua empresa. Para isso, você poderá assumir uma postura empática e evitar tons autoritários, sempre mantendo a postura equilibrada de negociador.

8. Conheça os interesses do cliente

Não basta ter uma persona bem delineada, se você não atualizar os dados acerca dos objetivos e aspectos sociodemográficos da sua representação de cliente. Para isso, você poderá utilizar questionários e outros métodos, como análise de tráfego em seu site para verificar o perfil atualizado de seu cliente. Afinal, esse perfil é mutável e pode ser alterado levemente no decorrer do tempo.

Desse maneira, você poderá estar a par dos interesses da pessoa que frequenta o seu escritório de advocacia e não fará uma comunicação desatualizada. Logo, terá maior eficácia na comunicação e na compreensão dos interesses do cliente, conseguindo fidelizá-lo com maior facilidade.

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