Comece a atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia com as técnicas certas
Uma dúvida muito comum para empresas em crescimento é o que fazer para atrair mais clientes. Certamente, essa é uma realidade também para escritórios de advocacia, claro que sem infringir o Código de Ética e Disciplina da OAB. Saiba que isso é, não apenas possível, mas razoavelmente simples, se tiver tempo e prática para executar.
Para isso, você pode contar com a ajuda da internet, seja através de um site corporativo ou nas redes sociais. Dessa forma, poderá potencializar o acréscimo de novos consumidores para os serviços prestados. Confira 7 dicas altamente eficazes para conseguir aumentar a clientela. Além disso, saiba como qualificar o seu cliente, para otimizar o processo, ganhando tempo e qualidade.
Por que atrair mais clientes?
O meio jurídico é um ambiente competitivo e dinâmico, onde as tendências podem mudar, levando uma empresa a ganhar ou perder destaque rapidamente. Por isso, é comum que haja migração de clientes para outros serviços rivais, o que é uma preocupante para qualquer escritório.
Por isso, além de saber como fidelizar os seus clientes atuais com um serviço de qualidade, direcionado para eles, é importante que você consiga atrair novos clientes. Assim, sua empresa não ficará refém de mudanças de comportamento dos consumidores atuais.
Além disso, possibilita uma nova carteira, mais qualificada, que apresente melhores resultados com menos esforço. A aquisição de novos clientes, através de estratégias condizentes com o seu público alvo, também é essencial para a expansão de sua marca. Essa expansão aumentará o renome e, consequentemente, o valor agregado ao seu serviço.
Portanto, é importante equilibrar a fidelização da clientela com a aquisição de novos clientes. Isso possibilitará a execução do próximo passo que é a qualificação do cliente. E qual é a importância de se qualificar, além de atrair mais clientes, para o funcionamento de seu escritório de advocacia?
Qualificação de clientes
A qualificação de clientes é essencial para que você consiga os clientes certos e seja o mais eficaz possível. Para isso, você utilizará o funil de vendas, ampliando a carteira do seu escritório de advocacia. Mas, primeiramente, é fundamental ter bem definido quem é seu público-alvo.
A partir disso, crie uma persona que represente o seu cliente ideal. Você vai fazer um documento com um nome fictício, idade, situação, gênero e outras informações que descrevam como ele seria. Quais são os problemas que ele vivencia e que sua firma pode ajudar a resolver?
Então, busque formas de se comunicar com essas pessoas, aproximando-se desse tipo específico de cliente. Como fazer isso? Através de uma boa estratégia de comunicação. Uma ferramenta muito interessante é o uso de personas e funil de marketing, ajudando a segmentar e atrair bons possíveis clientes.
Além disso, uma estratégia de comunicação bem elaborada, ajuda a fortalecer o renome de seu escritório. Consequentemente, novos possíveis clientes passam a conhecer e contratar o seu serviço. Também irá facilitar a fidelização e tornará mais eficaz o processo de trabalhar com um cliente que sabe o que quer.
Como atrair mais clientes
Para se sobressair entre os inúmeros escritórios de advocacia e aumentar sua carteira, é necessário que inove tanto online, quanto fora da internet. Então, confira as 7 melhores dicas para atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia.
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Organize suas redes sociais
É importante que você saiba usar as redes sociais corretamente para que o seu escritório de consiga captar a atenção de potenciais clientes. O LinkedIn, por exemplo, é uma opção recomendada para quem deseja expandir o network e fortalecer o nome do escritório. Porém, o cliente pessoa física, está em outras redes também, como o Facebook, Twitter ou Instagram – a escolha da rede vai depender da sua persona.
Escolha bem a imagem de capa, faça postagens certeiras e interaja com os seguidores. Seja informativo e profissional, buscando formas para gerar engajamento. Para mais dicas de redes sociais, veja nosso artigo e explore ao máximo essa tendência.
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Utilize o e-mail para atrair mais clientes
O Gmail é o correio eletrônico da empresa Google, sendo o mais utilizado da internet. Porém, uma mensagem recebida de “usuário@gmail.com” não passa tanta confiança quanto o “contato@seuescritório.com.br”. Ou seja, é fundamental ter um e-mail profissional. Porém, é ainda mais importante saber como usar corretamente, sem cair na caixa de spam.
Primeiramente, ele é uma ferramenta essencial para a formação de potenciais visitantes, segmentação e qualificação da carteira. Consequentemente, ajuda a atrair mais clientes para sua firma. Claro que para isso, é necessário que haja o consentimento prévio do usuário. Ou seja, ele precisa te dar o e-mail de bom gosto.
Para isso, basta oferecer alguma vantagem, como um e-book gratuito acerca de um tema de interesse, por exemplo. Desse modo, você poderá atualizar esse potencial cliente com novas ofertas e informações sobre seu serviço, sempre informando e se tornando cada dia mais relevante. Assim, é fundamental contar com uma estratégia de e-mail marketing robusta, ética e muito bem pensada.
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Crie um site do seu escritório
Ao criar um site para o seu escritório, você deve ter em mente que o modo mais eficaz para ganhar novos clientes, é solucionando os problemas de quem acessa o seu conteúdo. Por isso, não se limite apenas a fazer ofertas do seu serviço. Aliás, deixe que a sua autoridade no assunto, mostrada através dos seus posts, façam isso por você.
Ao conscientizar os usuários sobre o tema e solucionar as suas dúvidas, aumentam as chances de venham a contratar os seus serviços. Dessa forma, tenha publicações que promovam o seu know how, ajudando seus clientes a encontrar a solução para seus problemas.
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Trabalhe o SEO
A otimização para motores de busca ou SEO (Search Engine Optimization) faz com que seu site tenha mais chances de aparecer no topo da pesquisa nos buscadores. Ela é um conjunto de ações com foco na adequação do texto, que ajudam os buscadores a lincarem a pesquisa do cliente com o seu conteúdo.
Essas técnicas envolvem o uso de palavras-chave, links e até mesmo o conteúdo de sua publicação. Caso você tenha interesse em se aprofundar na otimização dos mecanismos de busca, aprenda mais aqui ou conte com o apoio de profissionais da área.
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Participe de eventos
A sua participação em eventos relacionados ao seu ramo de atuação no direito pode ser o momento ideal para expandir sua rede de contatos e conseguir novos clientes. Além disso, em eventos como palestras ou seminários, você poderá também fortalecer o nome do seu escritório.
Esse fortalecimento se deve a associações indiretas, pois com um conteúdo bom e sabendo transmiti-lo, a audiência irá assumir você como uma figura de autoridade no assunto. Assim, adquire-se experiência e destaque em relação à concorrência. Se lembre de compartilhar o evento nas suas redes sociais, integrando as experiências.
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Tenha um público-alvo
Não adianta atirar para todos os lados, em busca de qualquer pessoa para contratar o seu serviço. Essa é uma estratégia ineficaz, que não cativa potenciais clientes, além de tornar o atendimento genérico aos olhos do público. Isso porque não fica bem marcada a sua presença e autoridade em uma determinada área.
Por outro lado, com um público-alvo definido, você pode orientar seus conteúdos e chamar a atenção do perfil que você deseja. Assim, você poderá atrair mais clientes e garantir um maior crescimento para o escritório. Seja com foco em com conteúdos online e até mesmo no marketing presencial.
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Fortaleça o Branding
Fortalecer a gestão de marcas, ou Branding, do seu consultório é fundamental para atrair mais clientes. É essa iniciativa que cria e fortalece a identidade da sua marca, devendo ser realizado antes das ações de marketing. Saber quem é sua empresa, o que ela representa, como ela se comunica, faz parte do estudo de branding.
Apesar de ser complexo, é fundamental para quem quer se destacar no mercado. Desde o seu logotipo, banner nas redes sociais, cartão de visitas ou até mesmo o envelope – tudo transpira sua marca. Consequentemente, sua autoridade no assunto. Então, se você fortalecer seu branding, certamente vai atrair mais clientes para sua firma.
Leia também: A importância do marketing de conteúdo para conquistar clientes.