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Atitudes que podem gerar resultados no marketing jurídico

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Algumas atitudes tomadas pelo advogado oferecem excelentes resultados no marketing jurídico. É necessário pensar que o marketing jurídico não é feito apenas através da divulgação do escritório, mas também da postura do advogado e do seu relacionamento com as pessoas.

Veja o que pode e o que não pode ser feito para que suas atitudes ofereçam efeitos positivos no marketing jurídico:

1.   Análise antecipada

Sempre que tiver uma reunião com um potencial cliente, procure saber todas as informações sobre a empresa ou organização. Dessa maneira é possível fazer uma previsão das necessidades, sem ser pego de surpresa. Se você tiver respostas a possíveis problemas, estará se mostrando mais qualificado.

2.   Esteja sempre atualizado

Mantenha-se sempre atualizado com relação ao que ocorre em sua cidade e região, além, evidentemente, do que acontece no mundo jurídico. Conhecendo os problemas que afetam diretamente sua região de atuação, você estará mais preparado para atender as necessidades de seus clientes.

3.   Prontifique-se

Se em sua cidade existe uma instituição que oferece cursos gratuitos, arrume um tempo para ser professor voluntário, preferencialmente numa área que complemente a sua. A atividade é especialmente útil para advogados que tenham um público-alvo mais amplo, principalmente nas áreas de família e criminal. Se sua área é empresarial ou tributária, você pode dar aulas sobre negócios ou sobre constituição de empresas.

4.   Esteja presente em eventos

Quando participar de eventos empresariais, procure identificar com antecedência pessoas com quem gostaria de conversar e comece a pensar na melhor forma de abordagem. Uma delas é começar a conversar sobre temas de interesse do potencial cliente.

5.   Esteja pronto para conversar

Quando encontrar pessoas em eventos ou for apresentada a alguma que possa ser um potencial cliente, esteja pronto para fazer perguntas que deixem a pessoa à vontade. Em vez de falar sobre você mesmo, deixe que a pessoa possa se expressar: essa é a melhor forma de saber onde e quando você poderá oferecer seus serviços.

6.   Recomende para ser recomendado

Se você recomendar um colega advogado para um futuro cliente, não se esqueça de avisa-lo que será procurado por determinada pessoa com um caso específico. Naturalmente, no futuro, ele irá retribuir o favor. E, se não retribuir, você sabe exatamente com quem pode contar.

7.   Seja discreto com relação à sua vida pessoal

Se você for convidado para fazer uma palestra, nunca fale sobre sua vida pessoal ou sobre o que faz e sim sobre a atividade que exerce. Se contar vantagens sobre si próprio, certamente não será levado a sério, criando uma imagem de arrogância e não de profissional qualificado.

8.   Não se esqueça da internet

Mesmo com todas as atitudes que deve assumir no seu cotidiano, nunca se esqueça que a melhor ferramenta de divulgação é a internet. Se você ainda não tem um blog, providencie o mais rápido possível.

Utilize essa ferramenta para postar novos conteúdos, se possível diariamente, mantendo sempre novas informações. O conteúdo publicado não precisa ser um longo artigo ou um relatório. Mesmo que você escreva dois ou três parágrafos com um link para um fato interessante ou relevante dentro de sua área, você consegue mais tráfego para sua página, mantendo seu nome em evidência.

Não se esqueça que, como advogado, todo momento é bom para o marketing. Com suas atitudes e sua presença na internet é possível criar novas estratégias a cada momento.

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