Existem muitas regras no Marketing Jurídico, no texto de hoje, vamos te ajudar a como divulgar seus serviços sem ferir as regras do Código de Ética da OAB.
As regras do Marketing Jurídico estão contidas no Código de Ética da OAB, onde constam centenas de informações do que pode e não pode na hora de dar vida ao Marketing Jurídico do seu negócio e divulgar informações sobre os serviços prestados pelos advogados.
Enquanto alguns vêem isso como algo ruim, é preciso entender que essas regras existem para garantir maior credibilidade e dignidade para os profissionais da área jurídica, tendo em vista que o Marketing convencional pode ser agressivo. Dessa forma, é possível garantir direitos e deveres dos advogados, até mesmo na forma de fazer seu Marketing.
Porém, isso não significa que não seja possível trabalhar formas de melhorar suas chances de conseguir mais clientes para seu escritório de advocacia. Com um mercado tão competitivo, como esse, é preciso ter uma excelente estratégia para diferenciar-se dos demais e não ferir o Código de Ética.
E é sobre isso que falaremos no texto de hoje, o que pode e não pode na hora de trabalhar seu Marketing Jurídico. Siga conosco e descubra como não ferir as regras do Marketing Jurídico.
Regras para marketing jurídico
Para fugir das sanções disciplinares e outros problemas com o Código de Ética da OAB, os advogados e os escritórios de advocacia precisam ficar de olho quando fazem a divulgação de seus serviços.
Tendo em vista que é proibido (pelo Código de Ética) publicidade em meios de comunicação como rádio, TV e até mesmo em outdoors. Bem como, utilizar imagens em locais públicos, em muros e em paredes.
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Porém, é claro, que existem formas de divulgar seu trabalho, como por exemplo, utilizar letreiros e/ou sinais de indicação em sua porta, no seu escritório, desde que não tenha conteúdo de publicidade (sendo apenas para indicar o local) e também utilizar cartões de apresentação com seu nome e demais informações pertinentes.
Advogados e a internet
Além dos exemplos acima, também é possível fazer a divulgação online, mas é claro que a internet para os advogados não é “terra de ninguém” e também existem diversas regras do Marketing Jurídico, sobre esse tipo de meio de comunicação.
Onde todo conteúdo expostos online, deve ser apenas para informar. Com isso, não é legal utilizar métodos de Marketing direto e muito meio prospectar clientes através desses conteúdos. A finalidade deve ser didática e esclarecer algumas dúvidas, mas nada que tenha caráter de vender seu serviço.
Outra coisa que é proibida é veicular seus serviços com outros profissionais e empresas que não sejam diretamente ligados à área jurídica. Dessa forma, parcerias e outras coisas comuns na internet em outros meios, é vedada para advogados e afins.
Também não é liberado comprar espaço na internet. Sendo uma das novidades que mais gerou dúvidas entre os profissionais. Por isso, anúncios e campanhas precisam ser cuidadosamente avaliados antes de serem aplicados.
De forma geral, uma das melhores formas de divulgar seu nome/escritório na internet é através de redes sociais e sites/blogs, onde é possível conquistar público com informações didáticas relevantes, onde as pessoas vão ver sua dedicação e profissionalismo.
A parte gráfica e de imagens também precisa seguir algumas regras, dessa forma, é indicado contratar os serviços de uma empresa especializada nesse tipo de conteúdo, para fugir das regras do Marketing Jurídico.
É possível divulgar o preço dos seus serviços?
Com tantas regras é possível imaginar que divulgar o valor de seus produtos seja abertamente vedado pelo Código de Ética, e quem acha isso está certo. Segundo o Código divulgar abertamente (em sites, redes sociais, meios offlines, etc.) os valores dos honorários e/ou serviços devem ser repassados apenas pessoal e/ou em uma consulta do cliente (ou potencial cliente, caso não seja um cliente ainda).
Tendo em vista que a OAB tem uma tabela com parâmetros estabelecidos sobre os honorários dos advogados, que deve ser seguida. Além disso, a proibição de divulgar abertamente visa evitar que haja competição de valores entre os profissionais.
Caso você divulgue os valores, obviamente sofrerá duras sanções do Código de Ética da OAB. Então, se essa divulgação era uma das suas ideias de marketing, já exclua de seus planos e resguarde essas informações apenas para clientes e pessoas interessadas nos seus serviços, nunca disponibilizando essas informações abertamente em meios onlines e offlines.
E consultas grátis, são permitidas?
Que advogado nunca recebeu algumas perguntas sobre questões jurídicas em seu site/blog, redes sociais e/ou em seu WhatsApp. É claro que se for um cliente, com uma dúvida, não é errado responder, porém, é preciso ter muito cuidado para que não seja considerado uma consulta gratuita.
Tendo em vista que esse tipo de prática também é proibido pelo Código de Ética. Uma vez que é uma forma de diferenciar-se dos demais profissionais e ganhar “pontos extras” com potenciais clientes. Por isso essa prática é vedada pelo código. Então, consultas apenas do jeito clássico, com o cliente pagando pelo seu serviço.
Conclusão
Como vimos ao longo do texto, existem muitas regras do Marketing Jurídico, por conta do Código de Ética da OAB. Dessa forma, advogados e escritórios de advocacia costumam encontrar problemas na hora de tentar “vender seu peixe”.
No texto de hoje, mostramos os principais cuidados para não ferir o Código e como é possível divulgar seus serviços de forma legal. Embora seja um marketing um tanto quanto difícil de fazer, ainda assim vale muito a pena, e o esforço é recompensado.
Seguindo nossas dicas é possível ter um norte quando as principais regras do marketing jurídico e dar vida a seus projetos de Marketing. Nesse momento é válido também, buscar empresas e profissionais qualificados, que tenham experiência e que irão ajudar os advogados menos experientes com o Código de Ética.
Para mais dicas jurídicas, continue acompanhando esse blog, temos atualizações rotineiras, sempre com um conteúdo relevante para você advogado. Nos vemos em breve!