Confira quais são os 6 sinais que revelam que seu escritório de advocacia precisa de ajuda com identidade visual
Por mais que você conheça sua marca, é sempre bom ter ajuda com identidade visual. Isso porque ela abrange diversos detalhes importantes e pode fazer toda a diferença no resultado do seu escritório de advocacia. Afinal, ela é percebida e processada na mente do seu público-alvo, adicionando uma resposta emocional ao que você está apresentando.
Essa resposta emocional pode ser positiva ou negativa para sua empresa, a depender de como a identidade foi desenvolvida (e se foi). O que tinha a intenção de parecer sóbrio, pode soar ultrapassado. Isso acontece com vários aspectos, profissionalismo, segurança, know how… todos podem ser mal interpretados, se não houver um esforço em se projetar estrategicamente.
E para isso, é importante investir no desenvolvimento profissional da identidade visual. Ela é um conjunto de atributos visuais que devem refletir os valores e a cultura de uma organização. É onde você vai encontrar a paleta de cores utilizada em toda a comunicação, fontes escolhidas, texturas, ícones, logo e muitos outros detalhes importantes.
Porém, muitos escritórios percebem que a forma com que está se apresentando ao público já não é o ideal – ou nunca foi. É o momento então de buscar ajuda com identidade visual. Veja quais são os principais sinais que que essa hora chegou e você precisa contar com profissionais para alavancar sua marca.
6 sinais de que você precisa de ajuda com identidade visual
Grandes empresas como McDonald’s, Samsung e Coca Cola estão sempre aprimorando a comunicação e não é à toa. Os tempos mudam, assim como os valores e usos da marca. Portanto, é sempre necessário que haja uma atualização nas diretrizes de comunicação. Então, monitore seus resultados e veja quais são os 6 principais sinais de que já passou da hora de rever sua comunicação visual.
1. Não reflete a personalidade da sua empresa
Pode ser que no início do seu escritório de advocacia, a comunicação estivesse adequada ou você nem se desse conta da sua importância. Porém com o aumento brutal da concorrência e exposição nas redes sociais, pode ficar gritante a necessidade de adequar sua comunicação aos valores atuais.
Por exemplo, se seu escritório de advocacia é focado em processos ágeis e leveza no trato com o cliente, aquela logo com fundo preto e letra em dourado com filigranas pode não ser a melhor escolha. Afinal, não reflete a personalidade atual, sendo urgente a revisão da comunicação visual.
2. Adaptação difícil à multi-telas
Hoje, as marcas precisam ser mais leves e com traços limpos, para facilitar a utilização tanto nas tecnologias tradicionais, como cartão de visitas ou papel timbrado, quanto nas mais modernas. Entre elas, estão a tela do computador, em um outdoor eletrônico ou na pequena tela do celular.
Mas como adaptar uma marca antiga a tantas realidades diferentes? Se você se vê em um dilema ou já deixou de fazer algumas atividades de comunicação por causa da inadaptabilidade da sua marca, é sinal de que precisa de ajuda com identidade visual, remodelando e adaptando à nova realidade.
3. Gera confusão com outras marcas
Se sua marca é muito similar a outras – ou a alguma que já é reconhecida no mercado – pode não ser bom para sua imagem. Mesmo que não tenha sido a intenção, pode parecer plágio ou até mesmo uma tentativa de aproveitar o sucesso do outro.
Além disso, faz com que seja mais um no mercado, sem uma personalidade própria. Se destacar da concorrência é fundamental para conseguir a merecida – e necessária – visibilidade. Dessa forma, ao remodelar sua comunicação visual, passa a ter mais personalidade e assumir seu espaço no mercado.
4. Não há uma padronização
Uma das falhas mais comuns e graves em comunicação visual é a falta de padronização. No papel timbrado, uma cor e logo. No site, outras cores e uma logo mais nova, parecida com a anterior. Já no cartão de visitas, nem logo aparece… essa falta de padronização prejudica muito o fortalecimento do escritório no mercado.
É fundamental manter uma comunicação visual padronizada, utilizando a mesma paleta e elementos em todas as áreas. Seja no site, no e-mail corporativo ou até nas cores da sede do escritório de advocacia, você deve manter uma consistência, através da padronização. Se não é assim, sinal de que precisa mudar urgentemente.
5. Excesso de informações na logo
Se sua logo é muito poluída, cheia de informações, cores e tipos de fontes misturadas, pode ser difícil reproduzir com qualidade em miniaturas ou até mesmo em dispositivos móveis. Além disso, dificulta a interpretação dos valores fundamentais do seu escritório.
Em tempos de excesso de exposição a telas e informações, a comunicação visual tem que ser leve e passar a mensagem rapidamente. Isso porque a tendência é que se tenha menos paciência para analisar e compreender, fazendo muito mais uma leitura dinâmica do que profunda. Uma comunicação limpa foca no que é essencial e cumpre seu papel.
6. Pode gerar interpretações dúbias
Um planejamento de comunicação visual deve ter como foco a transmissão da imagem e mensagem correta. Porém, pode acontecer de surgirem interpretações dúbias ou de caráter menos profissional. Veja alguns exemplos buscando pela logomarca da cinemateca brasileira, A-style e da rede de farmácias Kudawara.
Eles certamente precisam rever a comunicação visual, porém alguns casos são mais sutis e atrapalham sem que se perceba. Se é esse o caso, já passou da hora de tomar uma providência e cuidar da imagem do escritório. Afinal, ninguém vai ao tribunal de bermuda e havaianas, da mesma forma sua comunicação como um todo deve refletir profissionalismo.
Diante desse cenário, caso você necessite de suporte com identidade visual, então pode contar com o apoio de profissionais com renome no ramo jurídico, para que seu escritório de advocacia se destaque diante da concorrência. Afinal, uma agência de comunicação visual já reconhecida tem a expertise necessária para transmitir exatamente o que seu escritório representa, passando os valores adequadamente. Entre em contato com nossos consultores que podemos te orientar sobre a melhor forma de fazer isso.