Você pode gastar muito dinheiro em marketing jurídico, mas não é necessário. O marketing para advogados deve ser eficiente, atingindo os melhores resultados com o mínimo de custos possíveis.
O que é necessário para o bom desenvolvimento dos negócios, dizem os advogados e consultores de sucesso que compartilharam suas estratégias com o ABA Journal, é um plano de marketing jurídico focado nas atividades que você faz bem, direcionado ao público certo e realizado de uma maneira consistente Dê um pouco de tempo, dizem eles, e novos clientes virão. Ser autêntico e útil, mesmo que suas ações não ofereçam um negócio imediato, também não prejudica.
Marketing Jurídico: não perca de vista estas 7 dicas
- 1. Alguns advogados acreditam que, se você fizer um bom trabalho, as pessoas automaticamente virão até você. Eles estão errados. As pessoas precisam de lembretes, você precisa de publicidade, você precisa de marketing, você deve ser conhecido como um advogado.
- 2. Comunique-se com três a cinco contatos possíveis por semana, todas as semanas, independentemente do seu estado de ocupado, reserve um espaço na sua agenda para tomar café ou ir comer melhor. Isso funciona muito melhor do que fazê-lo apenas quando precisamos de clientes. Contatos, por exemplo, de suas redes sociais, como o linkedin. Seja ligado! Não precisa ser exclusivamente clientes em potencial, também podem ser possíveis colaboradores ou fornecedores.
- 3. Em eventos, por exemplo, dos muitos que são Networking, pergunte aos organizadores se você pode fazer uma apresentação do seu escritório de advocacia para todos os participantes. Pode ser qualquer tipo de evento de negócios, em muitos deles não tem que supor um custo. Se você não pode ser o protagonista da festa, procure uma maneira de ser notado.
- 4. Se você tem um blog, escreva publicações com informações que sejam realmente úteis para os objetivos de seus clientes em potencial. Na maioria das vezes, isso não inclui descrições de quão competente você é. O conteúdo é uma ótima maneira de atrair clientes para o seu escritório de advocacia.
- 5. As ações de marketing que você realiza são provavelmente uma das muitas que seus clientes ou potenciais clientes recebem. Encontre algo diferente e que complemente seu escritório de advocacia. Separar de outras mensagens semelhantes é muito valioso. Você pode diferenciar, por exemplo, com design de publicidade ou marketing para advogados, ou se tornar um advogado online!
- 6. Pense muito sobre quem é seu cliente e quem são as pessoas que tomam as decisões de contratar seus serviços. Não é o suficiente para localizar os clientes que você está alvejando, mas quem decide se quer comprar ou não, especialmente importante no caso de empresas e também de pequenas e médias empresas. No caso dos indivíduos, pense em estereótipos que o ajudem a saber o que os preocupa, o que eles pensam, como estão seus comportamentos, seus hábitos… tudo o que ajuda você a conquistá-los.
- 7. Quando você encontrar um cliente em potencial, concentre-se em suas necessidades imediatas. Pode não ter nada a ver com seus serviços. Talvez a necessidade imediata dessa pessoa seja encontrar um dentista. Se você conhece um e pode conectá-lo, é mais provável que a pessoa pense em você como um advogado quando precisar dos serviços que oferece. Que seus clientes o vejam útil é a coisa mais importante.