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12 dicas para trabalho em equipe no escritório de advocacia

trabalho em equipe

Saiba como promover um trabalho em equipe harmonioso em seu escritório com 12 técnicas práticas

O trabalho em equipe sempre foi uma preocupação presente em quaisquer empresas, inclusive em escritórios de advocacia. É importante ter um time unido e que conheça os valores da empresa e se identifique com ela, para um atendimento mais humanizado e eficaz. Entenda como tornar a equipe de seu escritório mais produtiva e a resolver os conflitos grupais com 12 dicas úteis para aplicar no cotidiano de trabalho.

12 dicas para trabalho em equipe

Um grupo que não se encontra em harmonia e que não é produtivo ao trabalhar em conjunto não irá gerar bons resultados para seu escritório de advocacia e os clientes não disporão do melhor atendimento que a sua equipe poderia provir. Por isso, é muito importante que você consiga fortalecer o trabalho em equipe do seu escritório, com a aplicação das 12 dicas que serão destacadas abaixo que podem ser úteis também por Zoom.

1. Promova sessões de Team Building

O Team Building possui como objetivo estimular a coesão de um grupo já existente, através de atividades ao ar livre que demonstrem a eficácia dessa coesão. Essa técnica facilita a comunicação e o senso de união,  sendo muito útil para caso a sua equipe não esteja integrada, havendo dissipação de tarefas e gaps de comunicação entre os membros. Essa é uma técnica amplamente difundida , sendo comum  encontrar algum profissional que a dinamize para seu escritório de advocacia.

2. Internalize os valores do escritório

É importante que você e a equipe do escritório de advocacia consigam internalizar os valores da marca. Afinal, são estes que irão pautar toda a prestação de serviços e quaisquer atitudes tomadas pelo escritório. Portanto, é importante que o grupo de trabalho entenda bem o que a sua marca prega, tendo maior identificação à empresa e, por conseguinte, buscando a cooperação e maior eficácia na prestação de serviços.

3. Cultivar aceitação de ideias

Ao cultivar a aceitação de ideias nas discussões relativamente ao que será realizado pelo escritório, você estará gerando maior liberdade ao potencial criativo do colega e motivando maior empenho para o trabalho. Porém, isso não significa que você irá concordar com todas as sugestões, mas ponderá-las com atenção e com polidez, antes de recusá-las. Assim, será formado um ambiente de diálogo e produtividade na empresa.

4. Identifique qualidades

Por mais que possa parecer que alguns integrantes não sejam tão qualificados, existe sempre algum papel em que ele será útil para a equipe. Portanto, é fulcral identificar as qualidades de cada membro de sua equipe, para realizar uma atribuição de tarefas mais equilibrada. Caso um determinado membro não possua nenhuma utilidade significativa, mesmo após um período de análise, é importante reavaliar se ele merece trabalhar no seu escritório de advocacia.

5. Não sobrecarregue

Em toda equipe existe algum membro que se destaca mais que os restantes e que, por conseguinte, é sobrecarregado. Essa sobrecarga gerará desgaste no integrante que já não terá a mesma motivação e energia de anteriormente para resolver as situações. Portanto, é importante dividir bem as tarefas entre os membros, de acordo com suas qualidades e capacidades.

6. Cultivar a paciência

Em uma rotina intensa de trabalho, torna-se complicado manter a paciência de alguns equívocos cometidos ou comportamentos irritantes repetitivos. Todavia, a paciência é uma qualidade importante para o trabalho em equipe, já que ela permite maior aceitação de ideias e espaço para um diálogo saudável. Inclusive, essa é uma qualidade que pode ser incentivada pelo exemplo, através de atitudes que demonstrem calma e firmeza.

7. Respeito ao espaço coletivo

Como a paciência tem limite e alguns comportamentos apenas geram maior desgaste no escritório de advocacia, é importante promover a empatia nos membros da empresa. E no que consistiria essa empatia? Você poderá aplicá-la principalmente na compreensão de que há outras pessoas que trabalham ao redor da pessoa e que ela deverá manter a polidez, tanto no tratamento, quanto na conduta de não emitir comportamentos que possa desconcentrar os demais colegas do escritório.

8. Desconfie da homogeneidade ideológica

Você já deve ter presenciado alguma situação em que todas as pessoas de uma determinada equipe concordavam em tudo e em todas as decisões, o que pode ser muito perigoso. Afinal, essa coesão grupal extrema inibe a individualidade de alguns membros que discordem da sugestão, assunto muito explorado pela Psicologia Social. Isso promove riscos, pois sugestões inadequadas podem passar despercebidas e prejudicar o escritório de advocacia.

9. Não evite conflitos

Sim, você leu corretamente, não fuja dos conflitos de sua equipe. É natural que as pessoas tentem evitar discussões e quaisquer tipos de conflitos, para promover uma melhor relação entre os membros. Porém, isso é uma armadilha, já que fugir dos conflitos apenas irá agravar as desavenças, com o acúmulo de sentimentos negativos acerca do outro que a pessoa poderia resolver facilmente com o diálogo.

10. Preste atenção a aproveitadores

Em várias equipes, é comum que haja alguns membros que se aproveitem da proatividade de outros integrantes para praticamente não trabalhar. Essas pessoas não fazem as tarefas e muito menos se integram com o resto da equipe, ao não auxiliar outros colegas em seus afazeres. Portanto, esse é o tipo de integrante com quem não vale a pena trabalhar, sendo o ideal que ele não faça mais parte da equipe, se mantiver essas atitudes após uma repreensão.

11. Preste atenção a centralizadores

À princípio, o perfil centralizador pode parecer altamente vantajoso, pois ele faz todas as tarefas sem reclamar e diminui a carga para outros membros. Porém, essa pessoa se torna paulatinamente um incômodo para a equipe, tirando o espaço de contribuição de outros, além de gerar desgaste para ela mesma. Portanto, os resultados de se trabalhar com alguém que se enquadre muito nesse perfil é de que a pessoa ficará insatisfeita com o escritório ou com as condições de trabalho, o que poderá gerar problemas futuros.

12. Trabalhe as críticas

Evite que os membros da equipe façam críticas destrutivas em ambiente de trabalho, pois além de isso poder ser considerado assédio, irá fragmentar a equipe. Então,  promova um ambiente em que as críticas sejam construtivas, para dar maior maturidade e crescimento dos membros, dando liberdade para que cada um deles possa contribuir mais significativamente para o funcionamento do escritório de advocacia.

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